quarta-feira, outubro 07, 2009

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS (2009) EM PENICHE
AS LISTAS DE CANDIDATOS À CÂMARA
Diz-me com quem andas dir-te-ei quem és. O velho adágio continua a valer mais que mil palavras. A gente olha para as listas para nos podermos identificar com quem delas faz parte. Ou para credibilizarmos o nosso voto com a prática pessoal dos candidatos.
Pelo que conhecemos deles, da sua capacidade de gestão, de criatividade, de interesse e participação na causa pública.
Gostamos de votar em quem reconhecemos capacidades diversas para o desempenho dos cargos a que se candidatam. Infelizmente a lógica dos partidos não é essa.
Só assim se justifica que seja candidato à Câmara uma pessoa que depende para o seu ganha-pão diário de outra cor política, numa câmara vizinha. Quem vai ele representar se for eleito? Os interesses de quem lha dá o pão a ganhar ou os da Câmara onde desempenha funções de vereador?Ou que seja candidato a um órgão autárquico alguém que ameaça os seus clientes, que na maioria dos casos até serão representados por esse candidato.
Ou que seja candidato alguém que é um publicamente reconhecido por viver do esforço dos outros, com um registo criminal com algumas histórias para contar e que se dedica em noites de copos a destruir a propaganda das forças políticas que lhe são adversas.
Mas até nisto da apreciação dos candidatos iniciámos uma nova era. Agora parece que entrou na moda só mostrar os nomes de 5 (ou 3) dos candidatos aos 7 lugares em aberto na Câmara Municipal. Só consegui até agora conhecer os 7 nomes dos candidatos em duas forças políticas. O PS e a CDU.
Por tudo isto penso que é importante ver e conhecer em quem votamos, mais do que o emblema em que se abrigam. Embora isso não seja de todo irrelevante.

3 comentários:

Rui Carvalho disse...

Caro Sr. José Maria dos Anjos Costa
Não entendo, em porimeiro lugar por que é que ainda não conseguiu saber todos os candidatos á Câmara Municipal por parte do PSD, 4 estiveram expostos durante semanas nas ruas do concelho, por outro lado andará um pouco "distraido", pois em http://penichepsd.blogspot.com/ estão todos os candidatos do PPD/PSD a todos os orgãos autárquicos. Quanto ás considerações que tece em relação aos candidatos, lamento que assim pense até porque eu sou um deles, e o Sr. também já foi e governou pelo PS, a meu ver bem.
Melhores cumprimentos
Rui Carvalho

Rui Carvalho disse...

Acrescentando, pior entendo a sua escolha de voto na cdu porque esta força política jamais apresentou em cartazes a sua equipa para a câmara municipal ( porque é que será ? ). Além disso a cdu teve a falta de ética de colocar nos primeiros cartazes que fez, a manutenção do serviço de urgência no hospital de Peniche, caro Sr. sejamos sérios ( e os Sr. sabe que eu sou )estes senhores da cdu quando lhes convém as coisas são feitas de uma maneira, quando não lhes convém já são divulgadas de outra.
Tenho-o em muito boa consideração e porque o respeito, e mais, sei que votará cdu pelo facto de sua filha ser um membro da assembleia municipal eleito pela cdu. Mas permita-me que discorde de si e conhecendo-o como conheço como homem de bem e interessado por Peniche da sua opção de voto.
No meu entender não será a cdu a defender os interesses de Peniche, mas sim os interesses de alguém, que o Sr. e eu tão bem conhecemos.
Assim sendo e respeitando todas as opiniões como bom Social Democrata que me considero não podia deixar de comentar este seu post, o qual respeito mas não concordo.
Melhores cumprimentos
Rui Caravlho

Vania disse...

Bem o que dizer destes resultados das autárquicas? Sinceramente a palavra adequada para o estado em que fiquei, e acredito que muitos outros Penichenses, é de estupfacção. Como é possível que continuemos a ser tão pobres de espiríto, de mentalidades e convicções. Como é possível que a pouca população que votou, mas que ainda assim deu a maioria à CDU, continue tão cega e não veja o buraco em que os nossos "amigos" comunistas nos estão a colocar. Realmente política é o que eles fazem, aqueles que fizeram jogar limpo não prometendo mundos e fundos, não usando projectos de outros para subir e muito menos, em mês de eleições, alcatroar (e mal) umas quantas ruas, prometer casas (quando eu que me licenciei e trabalho a duas horas de Peniche, que todos os dias faço longas viagens de ida e volta, não irei ter direito a nenhuma simplesmente porque TRABALHO). Gostaria de poder dizer que quando todos os meus conterrâneos acordarem verão a as neirada que fizeram, mas o problema é que eles não irão acordar, porque nas próximas eleições se prometerá mais qualquer coisinha!

VC, Peniche