sábado, novembro 30, 2013

quinta-feira, novembro 28, 2013

HUMILHADOS & OFENDIDOS

Depois de 2 semanas prenhes de manifestações de repúdio e ódio o Governo responde ao Povo Português da melhor forma que o sabe fazer: - Despedindo de uma assentada 620 trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana de Castelo. O odiento e odiado Aguiar-Branco, filho de família ilustre com nome com hífen e tudo, acaba de se ver livre de mais umas centenas de “gajos da ferrugem e de mãos sujas” que lhe perturbam o sono. Por estas e por outras é que ele acha que a Constituição é um alvo a derrubar.

Eu sugeriria estes senhores do governo fizessem como o governo húngaro. Extinguissem a “porcaria” da constituição e governassem a seu bel-prazer com a bênção do seu presidente.

Perpassam por mim mil desejos e um milhão de vontades. Na recta final da minha vida vejo regressar-me a um tempo a que eu pensava ser de todo impossível voltar. Só que neste momento o inimigo é mais insidioso. Mais invisível. Mais inteligente. A coberto de uma pretensa “democracia” eleitoral atingem os seus objectivos e depois não há como pará-los. Os muito ricos multiplicam-se. Tal como os pobres. Um país sem educação, sem cultura, com crianças mal alimentadas e velhos sem acesso à saúde, é um país sem passado nem futuro. Servirá o presente de uns quantos, mas estará condenado à ignomínia.

  

terça-feira, novembro 26, 2013

ÉTICA OU FALTA DELA

O irrevogável portas deu-se ao desplante de criticar pelas palavras que proferiu o Dr. Mário Soares.

Existem pessoas que pelo que deram de si ultrapassam o limite das conveniências e tornam-se credores de capacidades de expressão que não são permitidas ao comum dos mortais.
Quando Picasso pintou a Guernica isso foi um acto de violência para combater a violência. Quando Miguel Ângelo fez a Pietá, deu-nos um legado que nos violenta para podermos compreender como o execrável comportamento humano pode transformar um filho num farrapo humano nos braços de sua mãe.
Quando Brecht escreve a sua poesia e o seu teatro está a usar a violência da linguagem, para combater a violência das palavras. E que dizer de Wagner ou de Tchaikvsky? E do papel que José Afonso representou em Portugal com as suas canções?
“Trago palavras como bofetadas…” Assim é a violência do pensamento utilizada pelo Dr. Mário Soares contra a violência que condena à fome e à miséria todo um povo. Contra a miserável acção que o portas e o coelho exercem contra velhos e crianças.

Acresce que o portas não tem nem ética nem moral para criticar rigorosamente ninguém. As suas atitudes de prima-donna custaram há uns meses milhares de milhões de euros ao povo português em prjuizos na bolsa e na divida pública. Para já não falar da compra de submarinos, que aí são contas de outro rosário. Portanto sobre o que o portas vai dizendo estamos conversados.

segunda-feira, novembro 25, 2013

A LEGITIMIDADE DO GOVERNO

Discute-se muito se o actual governo tem ou não legitimidade para continuar a exercer o poder executivo do país. Para mim que sou burro, o actual governo é ilegítimo e fraudulento. Se subsistem dúvidas sobre esta minha afirmação, recupere-se a entrevista de Fernando Moreira de Sá à revista “Visão”  e perceba-se como o actual governo chegou ao poder sobre a batuta de Miguel Relvas. Ou se ainda restarem dúvidas recuperem-se as afirmações do sr. Coelho e seus pares durante a campanha eleitoral para as legislativas em que conseguiram a maioria.

O sr. coelho e os jótinhas que com ele conquistaram o poder fizeram-no de forma enganosa e torpe, logo a sua legitimidade fica invalidada pelo incumprimento das regras de um estado de direito. Não é este pois um governo legitimo e os seus membros deveriam responder perante a lei pelas mentiras enganosas com que iludiram os que neles votaram.
Mesmo durante o exercício da governação ao colocarem-se por diversas vezes à margem da lei aprovando leis inconstitucionais, perdem a legitimidade o que num estado de direito os levaria ao banco dos réus.

O actual governo é pois ilegítimo. Para mim que sou burro. Que dirão dele as pessoas inteligentes?

Para além de tudo isto resta recordar que também Adolf Hitler chegou ao poder na nossa querida Alemanha através de eleições. Lá chegado subverteu o jogo democrático de que se utilizou para destruir povos e nações. Transformou a democracia de que se serviu, numa ditadura para oprimir todos os que se lhe opuseram. E resta dizer que na fase inicial do seu exercício como chanceler muitas nações se acobardaram pela #legitimidade” que o elegeu. Resta-me desejar que no meu país não venhamos a arrependermo-nos pela liberdade que conferimos a quem destrói pessoas, lares e famílias, em nome da legitimidade que os elegeu.

sábado, novembro 23, 2013

O NOSSO MUNDO...

...pelo qual merece a pena lutar e acima de tudo, tentar legar aos nossos descendentes   

       http://www.youtube.com/watch_popup?v=2HiUMlOz4UQ&vq=large

sexta-feira, novembro 22, 2013

SECOS & MOLHADOS

A manifestação ontem das forças de segurança, deixou-nos a todos 2 alertas:
O 1º é de que a crise de desespero em que todos vivemos não poupa ninguém sem excepção. O que é horrível. O cinismo e a inverdade com que nos governam tornam possíveis todos os excessos e mal vai quem por apego ao poder não vislumbrar esses sinais e não arrepiar caminho.
O 2º é que as forças de segurança perderam neste desespero a autoridade moral para se imporem em futuras manifestações junto ao Parlamento. Ninguém pode ultrapassar os limites definidos e se ultrapassar, corre o risco de abrir a caixa de pandora que ninguém mais vai voltar a conseguir fechar.

Haja deus. O desastre que quem nos governa anda a semear.

quinta-feira, novembro 21, 2013

ENCONTRO DAS ESQUERDAS

Por iniciativa de Mário Soares reúne hoje em encontro na Aula magna uma conferência com a designação genérica de “Em defesa da Constituição, da Democracia e do Estado social”.

Aderiram desta vez a esta iniciativa, personalidades como: Manuel Alegre, Rui Tavares, Carlos Silva, Rúben de Carvalho, D. Januário Torgal Ferreira, António Capucho, Pacheco pereira, Alberto Martins, Rui Moreira, Carvalho da Silva, General Pinto Ramalho, Freitas do Amaral, Almeida Santos e tantos outros de todos os quadrantes políticos, sociais, artísticos e muitos, muitos anónimos.

Chegou a hora de cada um dos que se preocuparam desde sempre com uma leitura democrática de vivência em Portugal, darem a cara e erguerem o seu protesto pelo actual estado de coisas e levantarem as suas armas pela defesa da sua Pátria. Não podemos aceitar que Portugal se tenha tornado moeda de troca pelas altas instâncias financeiras, e com o apoio deste Governo bizarro e incompetente, e do actual presidente da República,  contra o povo de Portugal.

Que as memórias dos filhos amados deste país, sirvam de força para combatermos o horror que se faz sentir nos nossos lares. Ergamos as armas de que dispomos. Sejamos Portugal.

quarta-feira, novembro 20, 2013

JOÃO CÉSAR DAS NEVES

Este artista que se diz professor universitário (na Universidade Católica Portuguesa), português, católico e cronista de jornais, acordou para a defesa do actual governo de Portugal, desancando nos idiotas, preguiçosos e lamechas nacionais que o habitam.

Declara para que conste, que gastámos dinheiro em futilidades, que o Tribunal Constitucional é um desastre político. Acusa os que se associam de se comportarem corporativamente e vai ao limite de afirmar que a maior parte dos pensionistas que se lastimam andam a fingir que são pobres.
Este católico e pouco cristão adepto do “quanto-pior-melhor-para-os-outros”, que recebe ordenado e outras prebendas, imagina-se a fazer caridade aos pobrezinhos necessários para o país poder crescer economicamente.

Reaparecem movimentos nazis que se autojustificam no abandono a que foram votados por culpa dos outros. Sempre os outros. Os professores, ao pais, os educadores. Resta para se autojustificarem fazer eclodir o egoísmo e afirmações do tipo, os “outros” não prestam. São pessoas abomináveis como o tal homem das neves que nos fazem sentir ódio. Quando um “gajo” protegido acha que todos estamos errados, inicia-se aqui o processo dos fornos crematórios. E não há quem dê um tiro nos “------“ dum tipo destes?  

segunda-feira, novembro 18, 2013

CRATO: - VAI-TE…

Quanto pode a estupidez humana, quando se torna mais importante salvar a própria pele em vez de a por ao serviço da causa pública?
O actual ministro da educação à muito que o deixou de ser. Enrodilhado na cadeia de tramas que criou para poder estar a bem com o poder político vigente e com o poder financeiro que salvaguarda, é um autentico trafulha a fazer saír iniciativas que esvaziem o ministério de educação (e as escolas) do seu objecto principal, o de serem elas motor da inovação e da criatividade. Conseguiu esvaziar as escolas de prazer e de competências, para as tornar pasto de indigência mental absoluta.

É notável a entrevista que ex-Ministro Marçal Grilo deu ao “i” do passado dia 15 de Novembro. Julgo que faria bem a todos os que se interessam pelo processo educativo ler. Aqui se percebe claramente o que pretende este mentecapto crato pretende destruir. Tornar as escolas pasto para os glutões do dinheiro e criar mão de obra barata para as empresas dos senhores do capital, aí está o que este abutre está a tentar conseguir.

Espero sinceramente que ele tenha de todo os dias contados, se entretanto alguém mais desesperado não lhe der um tiro entre as orelhas.
Esta prova de exame que agora pretende implementar é a gota de água no oceano de cretinices que tem desenvolvido. Não lembrava ao diabo arranjar uma fórmula tão mal engendrada para correr com mais 30 000 professores do acesso às escolas.

Que vergonha de país este…  

sábado, novembro 16, 2013

COM TODO O MEU CARINHO...

Vejam e ouçam e, no que vos deixo sintam a minha amizade na vossa luta diária para sobreviver neste Estado Governado por incompetentes e aldrabões
http://youtu.be/ohgZ601pvBk

sexta-feira, novembro 15, 2013

PARA MEMÓRIA FUTURA

Abandonou Portugal à sua sorte e foi pavonear-se contra o seu próprio país por entre os grandes das Finanças deste Mundo.
Conduziu uma parte deste planeta à degradação, ao roubo, à miséria e à morte.
Agora prepara-se para regressar a Portugal.
É bom que os Portugueses não esqueçam quem ele é.



quinta-feira, novembro 14, 2013

PERPLEXIDADES

Há coisas que se passam neste país que me parecem do outro mundo, se é que existe outro mundo.

O PR apressou-se a oferecer os bons ofícios de Portugal para ajudar o governo Moçambicano na resolução do problema dos raptos que se têm multiplicado sobretudo na região de Maputo. Entretanto nos últimos anos têm proliferado na Venezuela, os assassinatos, sequestros e quejandos, sem que o nosso PR tenha feito qualquer oferta ao senhor Chavez ou ao seu herdeiro. Será que esta oferta a Moçambique toca as raias de um neocolonialismo bacoco? Será que o PR onde sente que está mole, carrega? Será que estas ofertas só se dão em situações em que países da Lusofonia demonstram alguma fragilidade? Este PR quanto a mim está a tentar roubar o lugar ao sr. Machete, mas está difícil batê-lo em inconveniências.

O sr. Poiares Maduro perdeu a cabeça. A RTP depois de ter sido para extinguir, agora vai para remodelação e vai arrancar com novos canais. A TDT também estará na mira da RTP na óptica do Maduro. Os canais privados estão desesperados e querem rebentar com a RTP. O Poiares está metido numa camisa de 11 varas. Até que a Tróika o salve. Realmente o Relvas era bem mais português e saloio. Este lá porque vem das estranjas, acha que é artista e avança por caminhos que conduzirão inevitavelmente ao recuo. Mas irá fazê-lo de forma artística. Como professor universitário de meninos betinhos e não como adquirente de cursos avulsos. Haja deus.

Alguns membros do Governo dizem agora que a história do salário mínimo nacional é uma grande falácia. Não pode ser discutida porque a Tróika não deixa. Para o Governo o que a Tróika diz é Bíblia. Discuta-se antes a Constituição (que já existia antes da Tróika e antes do FMI assinar o contrato de apoio a Portugal). Vilipendie-se a capacidade de análise dos Juizes do Tribunal Constitucional. Peça-se apoio ao conhecido responsável por Crimes contra a Humanidade no Iraque. Tudo menos pôr em causa a sacrossanta Tróika. Onde está a capacidade de se fazer ouvir no seu grito do Ipiranga do Governo Português.   

terça-feira, novembro 12, 2013

7º ANIVERSÁRIO

Perfazem hoje 7 anos que iniciei esta actividade na blogosfera. Já por diversas vezes estive tentado a dar-lhe fim. Mas o facto de ter atingido um universo de leitores que me apraz registar, como também o poder deixar para os tempos que se seguirem algumas leituras (minhas) sobre o que é viver e sentir numa terrinha como Peniche, vai deixando que eu independentemente de quem me lê, ou de quem concorda os discorda de mim, dizia eu, vai possibilitando que por cá vá continuando.
O facto de atingir por mês cerca de 2500 leitores é um indicador que não é hora ainda de desaparecer do espaço internáutico.
Brasil
31824
Estados Unidos
5772
Canadá
4312
Alemanha
2664
Rússia
2324
França
1421
Reino Unido
1144
Irlanda
1099
Holanda
843

São estes alguns dos países que abrem este blog. Os que têm um número de leitores mais significativo. Deixa-me perplexo saber que existem pessoas do Afeganistão que me visitam. Isso enche-me de ternura e de alegria. Permite-me pensar que existem situações em que pessoas que nunca imaginei existirem podem ter lido o que por aqui se vai pensando e escrevendo.
Tenho procurado ser fiel ao ideário bloguista. Ser aberto a quem quiser participar e jamais replicar mesmo quando possam deturpar o que escrevo e digo.
Gostaria francamente que mais pessoas participassem discutindo os princípios e valores que aqui vou discutindo. Que os leitores interagissem entre si. Mas reconheço que essa é a parte mais difícil de conseguir.
Reafirmo a minha vontade de não ser isento. De tomar públicas atitudes que permitam ao leitor saber onde me situo.
Judaico-cristão por formação, procuro criar as pontes que me permitam ser aberto a outras correntes de opinião. Mas jamais me inibirei de tomar posição sempre que julgar oportuno.

Espero manter este espaço aberto por mais algum tempo. Enquanto não for assaltado pela doce preguiça ou por qualquer forma de incapacidade intelectual.
Até lá, creiam que vos estimo a todos.

segunda-feira, novembro 11, 2013

A ESCOLA SECUNDÁRIA DE PENICHE E O RANKING

Desde que foi iniciada a publicação da classificação das escolas a nível nacional, tenho acompanhado com tristeza e angústia os resultados da Escola Secundária de Peniche. Está sempre situada ou a meio da tabela ou abaixo desse patamar. Mas mais incomodativo ainda é verificar que nas localidades e escolas que nos são afins os resultados das suas escolas secundárias, não sendo brilhantes (excepção à Raúl Proença) são no entanto francamente mais positivos. Vejamos o que acontece este ano em 614 escolas secundárias avaliadas:
  40ª – Escola Secundária de Raúl Proença (Caldas da Rainha)
122ª  - Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro (Caldas da Rainha)
134ª – Externato de Penafirme (Torres Vedras)
166ª – Escola Secundária Madeira Torres (Torres Vedras)
199ª – Escola Secundária Henriques Nogueira (Torres Vedras)
250ª – Escola Secundária da Lourinhã
298ª – Escola Secundária de Peniche

Gostava de pensar que estes resultados da Escola Secundária de Peniche fariam soar os sinais de alarme aos principais envolvidos. Desde logo a Associação de Pais e Encarregados de Educação. Depois os professores daquela escola. Depois o Conselho Local de Educação se é que ainda existe.

Eu sei que existem múltiplas razões para explicar o inexplicável. Mas seria importante que em projecto de acção para este ano lectivo, se tentassem descortinar os principais obstáculos a uma melhoria substantiva dos resultados dos alunos nos exames nacionais e se cuidassem de os remover. Gostaria que a escola secundária de Peniche que a par das óptimas condições físicas que tem, cuidasse de ter uma actividade pedagógica mobilizadora dos seus alunos e que enriquecesse o património intelectual desta terra. Estou a pedir demais? Não me parece. Estou a pedir o mínimo que se pode pedir a quem consome centenas de milhares de euros do erário público por ano.

quinta-feira, novembro 07, 2013

SOMOS UM POVO QUE NÃO RENOVA OS SEUS PIORES

Escrevam Portas em vez de Dantas. Os Coelho. Ou crato. Maria Luíz. E quase todos os outros. Não digo quem para mim é excepção para se esgatanharem todos.
Em vez de Ceia dos Cardeais leiam Guião da Reforma do estado. Em vez de... leiam reforma curricular. Em vez de e de leiam défice e austeridade.
Morra o Governo! Pim!
Morra o Governo! Pum!
Morra o Governo e levem com ele o PR. PIM!
http://www.triplov.com/almada_negreiros/anti_dantas.htm

quarta-feira, novembro 06, 2013


VARANDA DE PILATOS

Debruçado sobre mim aqui estou
nesta Varanda de Pilatos de mim mesmo
olhando as minhas ondas de espuma
quebrando-se nos meus rochedos a pique.

Eu mar
eu feito de azul de sonho
e cinzento de viver.

E os barcos que em mim vogam
já não encontram porto de abrigo
        navios fantasma à deriva
        nas sete partidas do mundo
até que o tempo os devore
e o esquecimento os apague.

segunda-feira, novembro 04, 2013

PARAR PARA ME VER

Já chegado a este ponto toca-me a fragilidade das coisas boas que a minha vida ainda me poderá reservar. Ouço os Arcade Fire em Reflektor e penso nos inúmeros amigos e conhecidos que com 50, 60, 60 e poucos anos, vão sucessivamente desaparecendo.
E pensei também que numa agência funerária aqui próxima de minha casa, é notícia o fim de vida de homens e mulheres do nosso concelho com 80 e muitos anos, ou 90 e tal anos.

Foi então que me ocorreu que aos 50 ou aos 60 se morre. Aos 80 e aos 90 as pessoas apagam-se.

Esta diferença marca aquilo que é justo esperar, daquilo que é inglório acontecer. E nesta diferença reside a brutalidade da notícia ou a fatalidade anunciada e aguardada com serenidade.
Marcam-me pensamentos destes nesta manhã de 2º feira e aqui estou a expor-me de forma franca e sinistra com coisas a que me deveria poupar e a vós. Mas que fazer depois das notícias da manhã? Depois de saber que vou receber o subsídio de férias no Natal reduzido em 50%, porque o que este governo dá com a mão esquerda, rouba com a mão direita. Depois de ter visto no dia 3 de Novembro as criancinhas nas ruas da minha terra a pedir o pão-por-Deus. Aguardo pacientemente que o Natal mude para o Carnaval e que a passagem de ano se celebre na Páscoa. Aguardo para ver quem aluga a Escola 2.3 de Atouguia da Baleia e quem é que quer comprar uma escola aqui na cidade. Aguardo firmemente que retomem a lei dos cães e dos gatos nos apartamentos. E vou esperar sentado que a palavra irrevogável signifique de novo “o que nunca mais acontecerá”.

Até me apagar definitivamente. Já que detestaria morrer.

sábado, novembro 02, 2013