sexta-feira, setembro 05, 2014

EM PENICHE: FINALMENTE
Chegam ao meu conhecimento 2 notícias que me surpreendem pelo que de melhoria significativa em domínios completamente diferentes, trazem a este concelho no seu todo.

A 1ª notícia diz respeito à instalação da rede de gás natural. Antes de eu ser velho (abomino que me tratem por sénior), não sabia que era tão importante andar com bilhas de gás às costas. Este serviço contém em si mesmo uma preciosa ajuda para todos em geral e para certas faixas etárias muito particularmente. Bem hajam os promotores da iniciativa. Resta saber se os preços deste serviço são competitivos num tempo em que reformados e aposentados cada vez mais são presa dos demónios que ocuparam o poder em Portugal.

A outra notícia que me entusiasmou foi a de que finalmente estão reunidas as condições para a recuperação do Filtro de Peniche de Cima. Aliás já estão em concurso as condições de execução da obra. O Filtro faz não só parte do Património concelhia como da memória colectiva de todos nós. Se perguntarmos às gentes da cidade por símbolos que a definam, o Filtro terá um lugar cimeiro entre outros. É tão nosso e tão assumido que por décadas o deixámos ali sossegadinho sem sequer o conservarmos. O sentimento de pertença comporta estes efeitos de desleixo que por vezes são incompatíveis com o futuro.

Sem comentários: