quinta-feira, setembro 11, 2014

TAMBÉM EM PENICHE:
O PS NUMA FASE DE MUDANÇA (OU TALVEZ NÃO)
Esta disputa intestina dos António’s vai conduzir inevitavelmente a uma depuração no interior (e não só) do PS.
Vão abrir-se feridas, clivagens, e mágoas que demorarão a sarar, ou não sararão nunca.
O Concelho de Peniche é paradigmático nesta questão. Tem vivido nos últimos 25 anos sob a batuta astuta e bem oleada de um dos seus membros. A certa altura e cansados dessa obediência o “grupo” da Atouguia da Baleia autonomizou-se e passou a constituir uma facção incómoda e com personalidade própria, só susceptível  de ser domada com a promessa de partilha esporádica do poder executivo concelhio.

Muitos anos decorreram entretanto. E o que ontem era um paradigma, aparentemente deixou de o ser. O progenitor do PS de Peniche colocou-se num dos lados da barricada. Os seus mais indefectíveis apoiantes colocaram-se do outro lado na sua maioria.
Dos militantes do PS que conheço de nome assim de repente no Concelho de Peniche, contabilizo um apoiante de António Sales e 9 apoiantes de J. M. Medeiros. Isto é, 1 apoiante de Seguro contra 9 de Costa.
No fim a secção de Peniche proporá 5 delegados ao Congresso Federativo por JMM e 2 por AS. Quanto à secção de Atouguia da Baleia indigitará 5 delegados por JMM e nenhum por AS.
O que aqui não deixa de ser espantoso é a rebeldia com que os militantes do PS encaram estas Primárias e o Candidato a 1º Ministro do PS.
A constituição da próxima lista a Deputados do PS ao Distrito de Leiria e os candidatos às próximas autárquicas pelo PS em Peniche serão as duas próximas “cenas” a acompanhar, para poder perceber se baralharam e vão dar de novo ou se continua tudo na mesma.

Sem comentários: