terça-feira, dezembro 13, 2011

QUEM MEXE NA PORCARIA…ACABA A CHEIRAR MAL
Desde que me conheço com capacidade de raciocinar que é assim. Chega um novo ministro e vá de romper com tudo o que está feito, e que nunca foi testado, e fazer outra coisa. Que faça reflectir as ideias do novo ministro. Seria para rir se não se tratasse do Ministério de Educação e das capacidades a desenvolver pelos jovens deste país.
O ministro da troika que nos coube em rifa, lançou agora um novo pensamento feliz. É preciso conhecimento. Tal como isto tudo está a ser engendrado a mim parece-me que o que irá acontecer dentro de anos é que os alunos dentro de 10 anos: NÃO SABEM, NEM SABEM FAZER.
O desmantelamento das disciplinas de carácter prático em que se desenvolve o saber fazer, torna-se um facto. O Ensino Básico tem sido um empecilho com que desde a 1ª República todos os regimes têm tido dificuldades em conviver.
Mas tratando-se o ministro de um “expert” em ciências exactas acerta altura acreditei que se talvez ele mexesse no Secundário, teria possibilidades de recuperar os graus do desenvolvimento cognitivo, fazendo ressuscitar a Filosofia, a Ciência Política e a Geometria Descritiva. Parece que não. Parece que limitaremos a nossa actuação às Olimpíadas da Matemática, fazendo por esquecer que sem a linguagem a Matemática não terá campo para evoluir.
Os Sindicatos da Treta, subordinados à necessidade de recuperação do eleitorado da CDU, limitam-se a vociferar contra a perda dos lugares de trabalho. Como se o mais importante não fosse discutir o que transmitimos e as capacidades de análise e crítica que somos capazes de desenvolver nos jovens estudantes. Há professores porque existem alunos e não o contrário.
Um dia Portugal será um País de gente feliz.

Sem comentários: