sábado, maio 27, 2017


CONTA E TEMPO

Soneto, obra-prima do trocadilho, escrito no século XVII por Frei António das Chagas (António Fonseca Soares).

 

Deus pede estrita conta de meu tempo.

E eu vou, do meu tempo, dar-lhe conta.

Mas, como dar, sem tempo, tanta conta,

Eu, que gastei, sem conta, tanto tempo?

 

Para dar minha conta feita a tempo,

O tempo me foi dado, e não fiz conta.

Não quis, sobrando tempo, fazer conta.

Hoje, quero fazer conta, e não há tempo.

 

Oh, vós, que tendes tempo sem ter conta,

Não gasteis vosso tempo em passatempo.

Cuidai, enquanto é tempo, em fazer conta!

 

Pois, aqueles que, sem conta, gastam tempo,

Quando o tempo chegar, de prestar conta,

Chorarão, como eu, o não ter tempo...

 
ANTES DE MORRER ...
 "Um dia, a minha mãe e eu conversávamos sobre a vida e a morte, e eu disse-lhe:
 - Mãe, se um dia eu estiver num estado vegetativo, em que a minha vida dependa unicamente de aparelhos, desligue-os por favor. 
- Com essas máquinas que me mantêm artificialmente com vida! EU PREFIRO MORRER !!!
 Então vi a minha mãe a levantar-se, olhando-me cheia de admiração ... E puxando decididamente os fios, ela desligou:
 - a tv,
 - o dvd, 
 - o cabo de internet,
 - o computador, 
 - o MP3/4,
 - o playstation, 
 - o wifi, 
 - o fixo ...
 E ainda me arrancou das mãos:
 - o telemóvel,
-
o tablet
 - o Ipod,
 . . . QUASE ÍA MORRENDO, PUXA !!!"

as calorias
são pequenos animais que moram nos roupeiros e que durante a noite apertam a roupa das pessoas.

O trabalho
fascina-me tanto que às vezes, fico parado a olhar para ele.

O Casamento 
é um relacionamento a dois, no qual uma das
pessoas está sempre certa e a outra é o marido.

A mulher
está sempre ao lado do homem, para o que der e vier;
Já o homem está sempre ao lado da mulher que vier e der.

Se fores chata as tuas amigas, perdoam;
Se fores agressiva as tuas amigas, perdoam;
Se fores egoísta as tuas amigas, perdoam;
Agora experimenta ser magra e linda!
Tás f...!

Portugal 
é um país geométrico: é rectangular e tem problemas bicudos discutidos, por bestas quadradas, em mesas redondas!

A diferença entre Portugal e a República Checa
é que esta tem o governo em Praga e
Portugal tem a praga no governo.

Toda a gente se queixa
de assédio sexual no local de trabalho. 
Ou isto começa a ser verdade  ou então despeço-me!!!

O cérebro 
é um órgão maravilhoso.
Começa a trabalhar logo que acordamos e só pára quando chegamos ao serviço.

O teu computador 

é como uma carroça:
tem sempre um burro à frente!!!

Os trabalhadores mais incapazes 
são sistematicamente promovidos para o lugar onde possam causar menos danos: a chefia.

Chocolate 
não engorda, quem engorda é você.



Sem comentários: