terça-feira, setembro 18, 2018


ESCOLAS SEM INSTRUÇÕES PARA LIDAR COM ALUNOS SEM MANUAIS

Este era um dos títulos de 1ª Página do jornal “Público” que normalmente desenvolve mais matéria sobre educação de entre os jornais mais lidos em Portugal.

Fui ver lé dentro. Fazia parte de um trabalho sobre a abertura do ano escolar, da jornalista (?) Margarida David Cardoso. É a cedência dos melhores às notícias bombásticas. Releva-se o que é importante e sublinha-se o que é factual.

Eu fiquei perplexo com esta notícia.

  1. As escolas têm liberdade pedagógica e didáctica para desenvolver as suas actividades.
  2. Os Professores (?) podem organizar a sala de aula em grupos de trabalho de forma a que cada grupo disponha de 1 ou 2 livros.
  3. As escolas possuem meios tecnológicos capazes de projectarem na sala de aula ou nos PCs individuais as matérias a abordar.

Porque raio de razão deve o Ministério dizer como se deve suprir a falta de manuais para alguns alunos num momento em que o que é importante é que todos eles os tenham gratuitamente?

A criatividade dos professores, o seu saber, as suas capacidades mentais dir-lhes-ão como devem suprir essas lacunas temporárias.

Elers não sabem como devem fazer para colmatar a sua falta de assiduidade por causa das greves promovidas pelos sindicatos? Sejam criativos também aqui.

O que mais lamento é que um Jornal como o “Público” seja porta-voz de gente que está onde está pensando noutros voos que pretende atingir. Eu já não consigo perceber o que é ser professor se não se tem capacidade para resolver na sala de aula os problemas pontuais que surgirem.

  

Sem comentários: