terça-feira, agosto 14, 2012

AINDA O “ACONCHEGO”

Um Blog define-se como um espaço de opinião livre. Do seu autor. Com que os leitores concordarão ou não. Se não concordarem são livres de emitir a sua discordância desde que não ultrapassem os limites do decoro. Assim é que desde 12 de Novembro de 2006 o autor deste Blog tem vindo a exercer a capacidade de intervenção que a si próprio impôs.
Nunca em circunstância alguma o autor deste Blog exerceu a sua capacidade (leia-se possibilidade) de impedir os comentários que a sua escrita pudesse suscitar. Muita gente tem discordado do que diz e escreve. Todos os comentários foram publicados.
Mas exige a ética da construção de um Blog que o seu autor não comente e não responda aos comentários que lhe dirijam, por mais mordazes, violentos ou duros que sejam. É uma regra de ouro. Que tenho cumprido com exigência para mim próprio.
Por mais que pense que o sentido do texto ou o próprio texto esteja a ser desvirtuado. Mas para que eu mereça ter um Blog não devo responder ao que me dizem. Este é um espaço de diálogo. E é no diálogo que o Homem enquanto tal cresce e se ergue por entre todos os que vivem no planeta Terra.
Assim. Publiquei todos os comentários que me dirigiram a todos os meus escritos, mesmo os mais duros, sem que me tivesse sentido ofendido com o que me diziam. Também eu próprio sempre escrevi com o objectivo de fazer crescer as exigências que permitirão encontrar as melhores respostas para o que nos permitirá a todos construir um futuro que valha a pena.
É possível que o autor do Blog numa ou noutra circunstância possa ter sido injusto ou até cruel. Mas foi sempre o seu propósito respeitar a dignidade de todos e de cada um.
Posto isto e porque este assunto se vem arrastando, publico agora com a elegância de quem não teme, uma carta que me foi dirigida pelo CENTRO DE SOLIDARIEDADE E CULTURA, com o anexo que por bem me quiseram ofertar.
Quem tudo ler, ajuizará como lhe aprouver.
~~

3 comentários:

Manuel Leonardo disse...

"Foi pior a emenda do que o soneto."

P. S. sem politica
Mas que raio !!! parece-me que ja escrevi algures um comentario igual.
Peco desculpa mas ja nao me consigo lembrar aonde ...
ManuelJoaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada
fielamigodepeniche.blogspot.com
fielamigodepeniche.blogspot.com

Bento Gonçalves disse...

Ora bem...excelente carta!
Já era tempo de alguém pôr os pontos nos i's.
A capacidade de criticar, sem a correspondente capacidade de auto-critica, leva a estas situações.
Seria melhor reconhecer que quem fez carreira a ser parte do problema, agora chega tarde para querer apresentar soluções.
Adapatando o que dizia o outro: "falaram, falaram, falaram e não os vi a fazer nada!".

Manuel Leonardo disse...

Olha o exmo sr. dr. bento "sem pia seria" , goncalves està de volta !!!! .
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada
P. S. sem politica
este nao e la do rio Tejo