terça-feira, agosto 25, 2009

25 DE AGOSTO
Perfazem hoje 21 anos sobre o pavoroso incêndio que destruiu o Chiado em Lisboa. Sendo tempo de efemérides é importante recordar o potencial braseiro que temos entre mãos em Peniche, sem que os partidos políticos (todos eles) queiram pôr a sua mãozinha na brasa.
Refiro-me como é óbvio à zona do Visconde que pelas suas características não tem defesa possível contra um incêndio. Em tempos tentaram-se a colocação de algumas bombas de incêndio, mas a morfologia do local não permitiu fazer muito nesse campo. Quanto ao tipo de arruamentos, torna totalmente ineficazes medidas acessórias. A construção naquela escarpa que ameaça ruína em caso de sismo, vai conduzir a uma espécie de holocausto aquele espaço e aquelas famílias.Depois virão as carpideiras trazer os seus “lamentos de trazer por casa”. Toda a gente sabe e toda a gente enfia a cabeça na areia para fingir que não ouve e não vê.
Os partidos políticos com assento na Assembleia Municipal, Comissões de Moradores, Junta de Freguesia, movimentos cívicos, LNEC e Ministérios de que dependem as decisões a tomar devem olhar para o problema de frente. Estudá-lo. Nomear uma equipa de Técnicos, (gaste-se o que se gastar) e de uma vez por todas tomar decisões. Antes que Peniche se converta num cemitério nacional.

Sem comentários: