sexta-feira, agosto 28, 2009

ÉTICA E POLITICA
Muito se tem falado sobre este tema nos dias que correm. E fala-se sobretudo no que diz respeito às eleições de carácter nacional, como se o que se passa a nível das “terrinhas” tivesse outro peso e outra medida.
Aqui tudo é permitido. Desde as candidaturas de gente sem qualquer qualificação para os cargos que vai exercer se for eleito, até ao espalhar de ódios e pequenas vinganças pessoais, a coberto do anonimato ou de outras torpezas igualmente inclassificáveis.
Nos mais pequenos gestos as pessoas são capazes de tentarem tudo para atingirem os seus objectivos mesquinhos e doentios.
Só um pequeno exemplo. Quando me tornei candidato à Câmara Municipal de Peniche deixei de escrever em “A Voz do Mar”. Achei incompatível uma coisa com a outra do ponto de vista ético. E só regressei aos meus escreveres no Jornal local, quando deixei de exercer funções autárquicas. Na altura do regresso às páginas do jornal local dizia eu : “não quereria que essa condição se confundisse, quer com o desempenho das minhas funções, quer com as minhas relações político-partidárias. Enfim... Manias de quem é filho do Horácio e neto do Benjamim Costa. Mas uma vez que terminou a minha acção como Vereador da Câmara Municipal de Peniche, já nada me impede de regressar ao agradável convívio com os leitores da Voz do Mar”.
Sinto orgulho no meu procedimento de então. E faria o mesmo com este meu blog se voltasse a ser candidato. Ou com quaisquer outros meios de chegar aos leitores e amigos. Interrompia-os.
Mas infelizmente há quem não pense assim. Mas eu como tenho um botão de exclusão no “rato” tratarei do assunto à minha maneira. Quem for candidato a eleições, só entra em minha casa se for convidado. Terminando a caça ao voto estou disponível para os tornar a receber.

Sem comentários: