segunda-feira, agosto 24, 2009

TUDO MUDA
Quando eu tinha os meus 12/13 anos comecei a ler uns livrinhos que o meu pai guardava religiosamente na estante. Lá eu encontrava anedotas, histórias de vida, livros de que ouvia falar e ali se encontrava um resumo que se lia num fôlego, heróis de guerra e batalhas extraordinárias.
À medida que os anos foram passando e a minha consciência política se foi desenvolvendo, os livrinhos ficaram para trás por cada vez mais me parecerem propaganda gratuita da terra do Tio Sam, mas passei a encontrar nessa Editora grandes trabalhos sobre o Mundo científico, sobre Geografia e temas de carácter global sendo que alguns me foram extremamente úteis na minha vida pessoal e profissional.
Primeiro o 25 de Abril com a sua abertura aos mercados culturais e científicos. Depois as televisões e a chegada na hora das informações, as guerras ao vivo, a queda dos “Muros” em directo. Por fim a Internet e o receber no instante o acontecimento.
Tudo isto veio tornar obsoleto o famigerado livrinho mensal que se tornou perfeitamente dispensável na maioria das casas de família.
A notícia surge agora e embora não surpreenda quando vista racionalmente, não deixa de causar impacto e perturbação para quem observa todo o mundo que construiu ao longo dos tempos a ruir sem saudades e sem referências de maior.
Li-a na última página do “Diário de Noticias”: - As Selecções do Reader’s Digest estavam a apresentar-se à falência nos Estados Unidos. Dentro de 1 ou 2 anos passarão definitivamente à história.
Quantos dos novos licenciados em Jornalismo saberão o que foi esta publicação? Quantos deles perceberão a influência que teve no despertar de uma consciência de liberdade nos espíritos de tantos jovens por esse mundo fora? Quantos saberão que sem as Selecções o Mundo tal como o concebemos teria sido diferente?
E no entanto foi notícia do canto inferior direito da última página de um jornal.
Temos de nos preparar para um tempo em que as referências perdem significado. E em que recordar é uma pura perda de tempo.

Sem comentários: