quinta-feira, junho 13, 2019


POSTAIS DE PENICHE (III)

PRAÇA COMERCIAL – Praça Jacob Rodrigues Pereira

São fotos do inico do sec. XX. É angustiante falar daquilo que hoje existe. Em 1º Plano o prédio do Montez. Irmão do do arquitecto que desenhou parte da proposta de urbanização da Vila de Peniche. Relacionadas com este prédio e com o seu proprietário existem um sem número de histórias. A venda de sopas. O aluguer de quartos para prostituição. A venda de impressos para o totobola… e mais uns quantos. A casa Montez possuía um espólio de antiguidades que se perderam na voragem da sua demolição.

Em 2º plano vemos a Casa Barnabé. Uma loja que vendia de tudo um pouco. No exterior podemos ver um Placard, onde as entidades oficiais, nomeadamente a CMP, as agências funerárias e mesmo particulares noticiavam AVISOS  e informações diversas. No candeeiro central um outro placard com os caratazes dos filmes que passavam no cinema local.

Ao fundo, um autocarro da firma torreense João Henriques dos Santos aguarda os passageiros.

Na foto maias antiga (1905) as árvores emprestam embelezamento à Praça do Comércio.

A vedação do Jardim Público com bancos, empresta lugares de lazer aos habitantes. A foto de 1905 tem um estar que lhe justifica a designação. Existe um comércio que é visível no estar das pessoas.

Nem sequer me atrevo a dizer-vos qual o arranjo da Praça que prefiro. È difícil classificar o que hoje existe.

Sem comentários: