segunda-feira, junho 08, 2020


QUE FAZER?

O título desta postagem foi “roubado” a um célebre livro de Vladimir Ilitch Ulianov, que aliás na sua génese teve para ter outro título (Por onde começar?). O meu livro foi adquirido logo após a sua impressão promovida pela Editorial Estampa em 1973. Claro que hoje o nome do autor já seria mais transparente (Lenine). Em 1973 era avisado ocultá-lo até para garantir a venda o mais ampla possível do manuscrito.

O assunto abordado seria o que fazer com a vitória dos trabalhadores na Rússia dos Czares. Como desenvolver a agitação política, as tarefas de organização e como alargá-la a todo o território nacional.

Tanto quanto acredito, à medida que avança o desconfinamento mais se aprofunda a necessidade de saber “o que fazer?” ou “por onde começar?”.

Que país é este que restou? Quem são estas pessoas com quem me cruzo? O que existe do que existia? O que me dá confiança? Que carinhos e afectos posso esperar? Ser velho é um anátema?

Estas e muitas outras perguntas confundem-me. Procuro a pouca serenidade que me vai sobrando para resistir. Entretanto ainda somos as mesmas pessoas com os mesmos vícios e os mesmos Valores, que se confrontam com um mundo novo por descobrir. 

Sem comentários: