quinta-feira, agosto 21, 2008

BATISTA PEREIRA – EFEMÉRIDE
Perfazem hoje 54 anos, que o nadador de Alhandra entrou para a história da Natação de fundo, ao atravessar o Canal da Mancha com um tempo de travessia de cerca de 11 horas. A 21 de Agosto de 1954 o nadador que treinou o feito que iria desenvolver nas travessias do Tejo e de Peniche-Berlengas-Peniche, haveria de repetir a travessia da Mancha a 27 de Agosto de 1959.
Se nos recordarmos que estamos a falar de coisas passadas à mais de 50 anos, sem os meios e recursos de que hoje os atletas dispõem, torna-se mais espantoso ainda aquilo que Batista Pereira então conseguiu.
O nadador que ficou imortalizado pelos seus feitos na Natação, também entraria na história da Literatura Portuguesa pela mão de Alves Redol que o imortalizou num dos seus mais reconhecidos romances: “OS GAIBÈUS”.
Simpatizante confesso da causa comunista, tornou-se um amigo de Peniche pela sua amizade com o Germinal Gonçalves já falecido.
Dadas as suas ligações a Peniche e numa altura em que tanto se cita o nosso MAR como fonte de apelo turístico, recordar o seu nome é uma obrigação. Quem sabe se atribui-lo a uma artéria de Peniche ou a um qualquer local de lazer marítimo, não seria demais.
Falar hoje de Desportos marítimos é fácil e não envolve despesa mental, nem física. Há 54 anos fazer entrar Peniche nos caminhos da Natação Nacional era bem mais doloroso. Mas o Batista Pereira nasceu Gaibéu e toda a vido o foi. Porque haveríamos de lhe dar qualquer importância?

Sem comentários: