segunda-feira, agosto 11, 2008

POESIA RENDILHADA
Nos idos em que passei pelas escolas de todo o país e na República da Guiné-Bissau, pude observar que quanto mais os actos pedagógicos se aproximavam das raízes culturais de pais e alunos, mais hipóteses de êxito se podiam observar no processo educativo.
A certa altura foi lançada na Formação dos Professores (Projecto Global de Formação) a Área Escola com o objectivo de conhecendo o meio mais fácil e rentável se desenvolver o processo de ensino-aprendizagem. À Área-Escola foram sucedendo várias nuances e, entre elas aquilo que foi o Projecto Educativo de Escola com o objectivo de singularizar ou individualizar cada escola.
Aqui o pressuposto era o de que a escola enquanto elemento da comunidade em que se inseria deveria responder às solicitações de Formação Local, conferindo aos discentes para além de um saber geral nacional, as especificidades do desenvolvimento cultural, económico e laboral da Região que serve.
Foi aqui que a certa altura lançámos a proposta ao Ministério da Educação de que os Projectos Educativos fizessem parte dos conteúdos específicos de cada concurso de professores, a fim de que ninguém fosse enganado. Cada professor que concorresse a uma Escola saberia antecipadamente ao que ia. A que tipo de Formação teria de dar resposta, em que meio iria desenvolver a sua actividade, qual a natureza dos conhecimentos que deveria exercitar.Dirão a que propósito vem este filosofar todo com o título em epígrafe do blog de hoje. Vem, porque ao desfolhar e ler o livro de Ida Guilherme senti que estava encontrado um manual escolar para as áreas de Educação Visual e Tecnológica, Educação Tecnológica e de Formação Profissional de Artes Decorativas do Ensino Secundário.
Eis que em 2008 surge o Manual pelas mãos de uma “velha” Professora que outra coisa não tem feito ao longo da vida senão valorizar a sua profissão.
Há que redefinir alguns dos conteúdos dos Projectos Educativos dos Agrupamentos de Escolas da Cidade de Peniche. Do Concelho se acharem por bem alargar o âmbito da acção. Aqui o Concelho Local de Educação tem um papel fundamental. E o Município.
Este Livro, este Manual, tem as orientações gerais. Tem os conceitos de motivação. Tem as ilustrações do que vai do conceito de pique à sua execução. Do design do bilro e da sua concepção estrutural. Do desenho da Renda. Da sua execução e aplicação aos objectos de uso corrente. Do marketing de venda. Da sua valorização em sectores mais desenvolvidos economicamente do mercado.
A poesia é um acto de amor. As rendas são sonhos construídos. A beleza do Livro não está nem na poesia que contém, nem nas rendas que nos mostra. Está na alma cheia de Luz com que Ida Guilherme nos premeia.

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