terça-feira, março 06, 2018


LIVROS

Este natal foi muito fértil em livros que me encheram a alma. Desde logo porque em Dezembro numa (mais uma) arrumação da minha Biblioteca fui encontrar nos confins das arrumações um livrinho que em 1973 constituiu uma espécie de carta de apresentação para as gentes de esquerda. Refiro-me aos “contos do gin-tonic” de mário-henrique leiria publicado pela Ed. Estampa.  È um dos divulgadores e fomentadores do movimento surrealista, onde pontificavam Mário Cesariny entre outros.

Reler este livrinho foi uma lufada de ar fresco que entrou no nº 46 da Rua Joaquim António de Aguiar. Quem curte youtube deveria ler este livro. Tem o mesmo sabor.

Uma família amiga nossa ofereceu-nos “os MENINOS que ENGANARAM os NAZIS” da Presença, relato de Joseph Joffo, um dos meninos judeus em fuga pela França ocupada. Num tempo em os valores que constituem a nossa civilização são postos em causa pelos que mais as deveriam defender, os líderes políticos das nações mais poderosas do nosso planeta, este livro por se tratar de um hino ao Amor, à Amizade e à solidariedade constitui um bálsamo para os nossos espíritos todos os dias torpedeados pelos facebooks, pelos correios da manhã e e pela maioria das TVs generalistas.

Por último fui à Bertarnd em Caldas da Rainha e comprei a “POESIA” toda de Eugénio de Andrade, da Assirio & Alvim. Este constitui uma ode ao espirito. Eugénio de Andrade, é um poeta arrebatador. O meu primeiro contacto com ele foi em “As Mãos e Os Frutos”. Aí aprendi que: “Horas, horas sem fim/pesadas, fundas,/esperarei por ti/até que todas as coisas sejam mudas”. 

Os livros são a comida de que nunca farei dieta.  

Sem comentários: