quinta-feira, março 15, 2018


O PIOR CEGO…

Havia uma história interessantíssima que se contava sobre o Dr. João de Matos Bilhau que durante muitos anos foi o médico da Fortaleza onde estavam os presos políticos do Regime do Estado Novo. A rádio de Argel denunciava-o como mais um dos torcionários do regime imposto pelo Salazar. Quando o Cmdt Galvão escapou por ter sido enviado para regime hospitalar em Caxias, a PIDE dava-o como conivente com essa fuga e feito com os que atentavam contra Salazar. Isto é, estivesse ele onde fosse o Dr. Bilhau estava sempre lixado. Vem isto a propósito dos últimos resultados eleitorais das autárquicas de Peniche. O Centro Direita tenta a todo o custo denegrir o actual Presidente da Câmara. A autodenominada esquerda representada pela aliança dos comunistas com quem aparecer, abjecta o Henrique Bertino acusando-o da sua derrota estrondosa.

Leva o Henrique o mesmo destino do Dr. Bilhau. Ao ponto de para tentarem colocar em causa o seu trabalho, dizer que em 4 meses Peniche se tornou uma terra sem rumo. A sua desonestidade vai ao ponto de exigir que quem entrou de novo ao fim de ¾ meses já tenha uma marca. Esquecendo-se de que aos seus autarcas não chegaram 12 anos para nos darem uma imagem do que pretendiam para Peniche. O mais que se pode dizer é que o vice da CDU dedilhava ondas que o presidente (não sei de onde) cavalgava rumo aos ecrãs das televisões.

E se o PCP passou da 1ª força política em Peniche pa a 4ª e última, isso não pode ter sido obra de um homem. Foi a sua incompetência e incapacidade de ler os desejos dos munícipes que a isso conduziu. Esta é a velha dificuldade do PCP. Fecha-se em si próprio. Tudo o que lhe dizem é contra-natura e depois na hora da análise e da críca, são sempre os outros os culpados. Há uma canção de Fernando Lopes Graça que se aplica aqui de forma sublime: ACORDAI!

Podem tentar incendiar a Árvore. Mas esta é como os sobreiros alentejanos que também conheceis. Não se verga.     

Sem comentários: