quarta-feira, julho 25, 2018


REVITALIZAR ESPAÇOS

Tem sido notória a preocupação na Cidade de Peniche em provocar uma segunda vida ao seu Centro Histórico. Algumas das iniciativas da Câmara Municipal têm vindo a desenvolver-se no espaço da sua Praça maior e do Jardim Público, conferindo-lhes uma animação há muito perdida.

O que tem sido significativo para muitos dos habitantes locais. Claro que é difícil criar condições para que o Centro Histórico seja um local de habitação permanente. Peniche está submetido às regras do mercado da habitação que implodiram com o colossal desenvolvimento turístico do país. O Alojamento Local e o novo surto de Hosteis ocuparam espaços anteriormente ocupados por residentes e transformaram os centros das cidades em zonas preferenciais para turistas e novos empreendedores hoteleiros.

Em Peniche o surf e o clima extremamente temperado vieram a traduzir-se num novo tipo de procura inimaginável há 2 décadas. A montante e a jusante do surf os nativos do Concelho de Peniche não estavam preparados para este boom. Como sempre, foram os que aqui não pertencem que descobriram o potencial que Peniche encerrava.

Nós começamos por estranhar e só depois entranhamos. Mas temo-lo feito com algum brilhantismo das camadas mais jovens. Que são os mais atentos e despertos para uma nova orientação dos mercados de trabalho. A explosão do mercado do surf dá uma nova configuração àquilo a que estávamos habituados. E depois é um mercado que se desenvolve durante todo o ano ao contrário do potencial turístico estival. O vento que sempre foi um anátema para os habitantes locais hoje representa uma fonte de riqueza, quer sopre do norte os do sul, com a potencialização maior da costa do Baleal ou os Supertubos.

Viajar hoje de e para Peniche utilizando as frotas de autocarros expressos ajuda um pouco a conhecer esta nova realidade com inúmeros jovens de todas as nacionalidades a visitarem-nas ou para a prática dos Desportos radicais, ou tão somente para nos conhecerem melhor e preparem visitas futuras.  

Mas voltando à “vaca fria”. Esta nova explosão de vida no Centro da Cidade de Peniche está a ajudar a potenciar estes novos mercados, assim como nos expõe de forma significativa perante quem nos visita. Perdido o pecado original de sermos uma quase-ilha é bom que o aproveitemos em favor de um futuro promissor para os nossos filhos.

Sem comentários: