segunda-feira, julho 30, 2018


TER BENS E SER DE ESQUERDA

Por outras palavras, é legítimo a alguém de esquerda pugnar por um país mais justo, socialmente atento aos mais desfavorecidos e ao mesmo tempo ser detentor de bens patrimoniais avultados?

Pode esse alguém levantar a voz contra o poder económico e ao mesmo tempo ser ele próprio uma pessoa que aproveitando as vantagens de uma sociedade que favorece os que maior capacidade económica possuem multiplica os seus lucros?

Deverá o que tem bens distribui-los pelos pobres e também ele próprio pobre então lutar por uma sociedade mais justa?

Esta última pergunta é tão desonesta como as campanhas que se desenvolveram (desenvolvem) nos média contra quem utiliza as leis do mercado para ganhar mais-valias ainda que estupidamente muito favoráveis para si próprio.

Quem luta por ideias, não pretende roubar a uns para dar a outros. Pretende que uma socidade mais fraternal e justa permita a todos melhorar a sua vida, ainda que sem pisar ninguém para lá chegar.

Ouvir as Cristas e os Mendes e os jovens jotinhas do PSD, useiros e vezeiros em fraudulentas iniciativas para se beneficiarem a si próprios criticar os que ousam coloca-los em causa, é no mínimo constrangedor.

Quem é de esquerda tem de viver com o RSI? Não pode criticar entre outras coisas a especulação imobiliária e negociar nos valores estabelecidos pelo mercado? Tem de ser parvo e miserabilista?

Como dá o PSD lições de moral a quem quer que seja? Não são eles e os seus maiores e mais reputados ideólogos que estão no banco dos réus?

É eticamente reprovável. Quanto a coisas de moral poupem-me. Ver a Cristas a comungar é para mim o pleno.

Recuso que quem for de esquerda tem de ser parvo. Definitivamente. Ouvir o Paulinho das feiras a dissertar sobre isto é o mesmo que levar a passear ao ombro um escorpião venenoso. Negociar em submarinos dá menos dores de cabeça.  
PS: Já depois de publicado este post, as TVS anunciam que o deputado do BE renuncia aos cargos que detinha na CML e no seu partido. Isto é ser um homem de esquerda. Percebeste marques mentes? Percebeste paulinho?  E não vou enumerar mais safardanas porque senão isto seria exaustivo.

Sem comentários: