quinta-feira, dezembro 13, 2018


Uma anedota típica dos dias de hoje…

(Provavelmente conhecem a anedota. Mas pela sua actualidade e relevância nos dias de hoje, não resisto a reproduzi-la. Aos que estou a incomodar pela repetição o meu pedido de desculpas. Aos que a não conhecem, que pensem na sua actualidade)

Um autarca amigo da sua terra pediu uma audiência ao Ministro competente para o assunto que levava em mãos. Após muitas insistências lá acabou por ser recebido. Expôs então ao que ía:

- Senhor Ministro. Trago aqui um dossier em qwue julgo que se comprova de forma absoluta a necessidade da construção de uma Escola Secundária com Ensino profissional na zona da localidade da qual sou o Presidente da Câmara eleito. É uma forma de fixar os jovens da nossa zona e de lhes proporcionar os meios necessários para a elevada taxa de empregabilidade que ali existe.

Ao que o Ministro competente retorquiu:

- Senhor presidente. Vou ler com a máxima atenção o dossier que me deixa. E se tal como o senhor garante se justificar os motivos para o seu empenho, acredite que tudo farei para a construção dessa infraestrutura.

Passaram 2 anos e nada de construção de Escola. Em seu lugar começou isso sim a ser erguida uma nova prisão no lugar da antiga, com todos os requisitos para corresponder aos mais modernos requisitos daquele tipo de estabelecimentos. O presidente de Câmara indignado pediu nova entrevista ao Ministro que ainda foi mais difícil de ser obtida que a da 1ª vez. Aquando chegou à fala com o Ministro, o Presidente com o rosto vermelho de indignação, disse ao Ministro:

- Afinal o senhor Ministro está a gozar comigo. O que está a ser feito não corresponde minimamente ao que nós lhe pedimos.

O Ministro calmamente respondeu:

- Ouça lá Senhor Presidente… Para onde é que o Senhor pensa que eu vou quando acabar o meu mandato? Para a Escola ou para a prisão?

Nota. Esta anedota pertence ao domínio da ficção e nem de perto ou de longe corresponde a factos reais acontecidos na República Portuguesa.

Sem comentários: