terça-feira, fevereiro 05, 2019


A VENEZUELA

Foi nos idos de 1963 que ouvi falar mais particularmente deste país que eu só sabia ficar na América do Sul. O pai de um colega meu amigo do IIL estava lá emigrado. Eles eram todos algarvios de Olhão. Dizia-me o meu amigo que tinha sido uma aposta do pai na altura e que ele estava bem.

A partir daí sempre que se falava da Venezuela eu tinha aquela referência e prestava mais atenção. De facto perdi de vista o meu colega e portanto nunca mais soube do pai dele. Mas a referência ficou cá.

A América Latina terá sido sempre uma zona do continente americano que de alguma forma me fascinou. Desde logo o Brasil. Depois Cuba com Fidel e Che e todo aquele povo lutador. As tentativas de libertação de S. Salvador, Colômbia, Bolívia e a minha (alguma) simpatia pelo que lá se passava. Mas a informação que eu tinha era muito dispersa e sempre com fontes que não seriam as melhores.

 Ultimamente o Brasil foi notícia nem sempre pelos melhores motivos. E agora a Venezuela. Com o drama que sentem todos os que lá vivem. Aquele povo é tratado com o bonecos que se manipulam ao sabor dos interesses dos senhores do petróleo. Sejam eles russos, americanos ou chineses. Aquele maduro parece-me um palhaço. Os militares por lá são iguais a todos os militares da América Latina e de África, colam-se sempre a quem tem o poder e o dinheiro. Até que novos donos lhes pague melhor. E os Maduros metem-se em aviões e são sempre os que nunca pagam por nada.

Lá como cá.

Sem comentários: