domingo, abril 14, 2019


LEGIÃO PORTUGUESA

A Legião Portuguesa (LP) constituiu uma organização nacional, integrando uma milícia, que funcionou durante o período do Estado Novo em Portugal.

A LP era um organismo do Estado, normalmente dependente do Ministério do Interior. Em caso de guerra ou de emergência grave poderia passar para a dependência do ministro da Defesa Nacional.

Podiam pertencer à LP os Portugueses, de ambos os sexos, com mais de 18 anos de idade que tomassem, sob juramento, o compromisso de servir a Nação de harmonia com os intuitos do movimento gerador da organização. Os membros da LP formavam o movimento nacional legionário. Os legionários com instrução militar e fazendo parte das forças da LP constituíam a milícia legionária.

Criada em 1936 com o objetivo de "defender o património espiritual da Nação e combater a ameaça comunista e o anarquismo", a partir da década de 1940 a LP passou a ser essencialmente uma organização de defesa civil. A LP foi extinta no próprio dia do 25 de abril de 1974. In wikipédia

O meu pai começou como mecânico trabalhando para o meu tio-avô José do Rosário Leitão (Zé Baterremos) que tinha uma loja de peixe na Ribeira (A Amiga de Peniche). Passado algum tempo foi trabalhar para o Sr. Manuel Correia. Então, a certa altura (em 1951) decidiu começar a trabalhar por conta própria e alugou um espaço para a oficina na Cerca Andrade, por detrás da Escola nº1. Tratou então dos aspectos legais e é aqui que fica a conhecer uma das facetas do Estado Novo. Para que a oficina possa funcionar legalmente tem de ter autorização da Legião Portuguesa, um dos braços vigilantes do regime instituído por Salazar em 28 de Maio. Das suas exigências dou-vos uma amostragem com os documentos que então foram atingindo o meu pai na sua vontade de se autonomizar profissionalmente. 

 






Sem comentários: