sexta-feira, setembro 27, 2019


EU TENHO SAUDADES DO TEMPO EM QUE OS CÃES ERAM CÃES

Hoje eram 08:30 horas e na zona onde moro um cão ladrava, ladrava. Isto transportou-me para os tempos em que eu era criança e adolescente em que os cães ladravam alegremente uns com os outros e com humanos que passavam por eles. Os cães nesse tempo procuravam comida nos sacos de lixo e as ruas ficavam num pandemónio. Os cães “cagavam” nas ruas e os mais distraídos entre nós sujavam os sapatos e tínhamos de procurar um sitio com areia para limpar a “merda” de cão. E quantas vezes não levávamos um par de tabefes das nossas mães porque não tínhamos cuidado e não olhávamos para onde pisávamos.

Era um tempo em que as pessoas eram pessoas e os cães eram cães. Hoje os cães são “lulus” bem comportados que não ladram, comem ração (aumentando assim  a pegada carbónica) bem pior que a merda que deixavam nas ruas. Os cães hoje contribuem para o défice do Serviço Nacional de Saúde com tanta gente com problemas nos ossos por passarem a vida a baixarem-se para apanharem a “merdalhice” dos seus lulus.

Os cãezinhos já não ladram, e estão ligados à Internet por “xipes” que são os seus cartões de cidadãos. Já se reivindica um SNS para cães sendo que os gatos se estão maribando para as loucuras dos animais de 2 patas. Ser gato hoje é uma espécie de se ser da oposição. Fazem o que querem com quem querem e o resto são cantigas.

Ninguém se preocupa com a extinção dos burros. Dos de 4 patas. Porque os de 2 estão num crescendo em progressão aritmética. Quanto às vaquinhas têm os dias contados. Até porque o leite saído da teta já era.

Sinto-me feliz por ter sobrevivido até hoje. De todas as coisas que vi, li, ouvi e senti. Adorei a minha profissão. Mas recordo com nostalgia o tempo em que os carros eram mecânicos. Os corpos eram transportados para o cemitério em carretas. O tempo em que a “Bilhas” tirava cartas. O tempo em que a minha mãe fazia vestidos para serem estreados nas festas da Atouguia, ou de Ferrel ou da Boa Viagem. Hoje as costureiras e os alfaiates são também espécies em vias de extinção. Compra-se tudo já feito.

Enfim. Tenho saudades do tempo em que os cães eram cães.

Sem comentários: