quarta-feira, setembro 05, 2018


SEREI EU ANTISSEMITA?

Comecei a ficar confuso com algumas coisas que me têm passado na cabeça sobre a nação judaica. Eu que li tudo e mais alguma coisa sobre o holocausto e sobre a perseguição a que foram submetidos pelos nazis os judeus.

Mas estou confuso. Fui à Wiquipédia buscar a definição de antissemitismo. Aqui vai:

«Antissemitismo é o preconceito , hostilidade ou discriminação contra judeus baseada em ódio contra seu histórico étnico, cultural e/ou religioso.[1] Na sua forma mais extrema, "atribui aos judeus uma posição excepcional entre todas as outras civilizações, difamando-os como um grupo inferior e negando que eles sejam parte da(s) nação(ões) em que residem".[2] A pessoa que defende este ponto de vista é chamada de "antissemita". O antissemitismo é geralmente considerado uma forma de racismo. [3] Também tem sido caracterizada como uma ideologia política que serve como um princípio organizador e une grupos díspares que se opõem ao liberalismo [4]

O antissemitismo é manifestado de diversas formas, indo de expressões individuais de ódio e discriminação contra indivíduos judeus a violentos ataques organizados (pogroms), políticas públicas ou ataques militares contra comunidades judaicas.»

Leio e releio este conceito e não me revejo nele de todo.

O que é então que me levou à dúvida?

Este asco que sinto tem a ver (penso) com o governo de Israel. Não tenho epítetos para o designar. O que têm feito aos palestinianos tem sido odioso e seriam perfeitos se utilizados pelo sr. alemão a que chamamos Hitler.

Foi-lhes distribuído um terreno já ocupado para construírem um país onde se pudessem sentir em sua casa. Sem promoverem nenhum genocídio em relação aos que já lá viviam. EU e Inglaterra foram os principais promotores desta iniciativa. A pouco e pouco foram ucupando mais e mais até que por meio de uma guerra hoje têm uma parte substantiva da Palestina. Tentam agora fazer sua a cidade sagrada de várias religiões. Com o beneplácito do louco que foi eleito presidente dos EU.

Não satisfeitos com isto tornam apátridas todos os não-judeus (Hitler não faria melhor). São detentares de armas nucleares sem que se fale nisso ou se exija em relação a eles o mesmo que se exige ao Irão e à Coreia do Norte.

Israel tornou-se um país xenófobo. Fascizante. Como são estes os herdeiros daqueles por quem Aristides de Sousa Mendes perdeu honras, trabalho e respeito no seu país. Israel já não é a nação daqueles por quem tantos lutaram e abrigaram. Nós portugueses somos uma nãção de acolhimento que não pode nem deve pactuar agora com estas atitudes totalitárias e racistas de Israel.

Perguntais-me se os Palestinianos não têm também culpas no cartório? Claro que têm. Mas no dia em que vos retirarem a pátria onde sempre vivestes, vos retirarem a alma e o coração, que fareis vós? Não foram os palestinianos que mandaram matar Cristo. Foram os judeus que o venderam aos romanos. Os vendilhões do Templo eram judeus, não eram palestinianos.       

 

Sem comentários: