sexta-feira, agosto 21, 2020


COMUNIDADE

Nunca se falou tanto de comunidade como agora em que ela parece estar ausente do nosso quotidiano.

Estar, ser, viver em comunidade é acreditar no Outro. Saber que é fora de nós mesmos que nos encontramos. Este é o principio básico de todas as ideologias e religiões. É na Humanidade que nos reencontramos. Que sabemos o nosso caminho.

Os últimos tempos (falo do período antes do vírus) têm sido promotores de um egoísmo antinatural. Os valores perderam-se ou caíram em desuso. O sentido comunitário tornou-se vago e sem sentido.

Partidos políticos deixaram de produzir os Grandes Homens que arrastavam vontades de lutar pelo Outro. As religiões tornaram-se fontes de discórdia e em nome de deuses menores decapitaram-se vontades e relações humanitárias.

Nunca se matou tantos seres humanos em nome da Paz como nos últimos anos. A fome grassa por todo o planeta e atinge particularmente as crianças e os velhos e no entanto nunca existiu tanta abundância de comida e tanto desperdício.

Perdemos o sentido daquilo que hoje mais falamos. O sentido comunitário. A esperança para os filhos dos nossos filhos começa a ser uma palavra vã. Vejo-me rodeado de livros e de memórias e sinto um vazio enorme dentro de mim porque tenho uma ideia a fervilhar que me diz que transmiti muito pouco do que aprendi. O meu api, os meus avós e alguns familiares mais próximos, aqueles a quem chamo e chamarei sempre amigos legaram-me bens e valores que são autênticos tesouros. E o que fiz deles? Consegui passa-los a outros? Sou filho de uma geração perturbada que assistiu a hecatombes terríveis. Guerras mundiais, genocídios, prisões em massa, exílios forçados de milhares de de seres humanos, quedas de regimes ditatoriais e ascensão de outros, aparecimento de seitas, roubos em larga escala e saques do trabalho de seres humanos indefesos. A tudo isto assisti. E novos hinos de esperança ouvi entoar. No entanto, um vírus invisível põe a nú tudo quanto de pior a humanidade foi capaz de guardar.

Aqui d’ El-Rei que é preciso voltar à comunidade. M as saberemos mesmo o que é isso?

 

Sem comentários: