segunda-feira, setembro 28, 2020

A REVISÃO DO PDM E A POLÍTICA DO “METE NOJO”

Na segunda metade da década de 90 do século passado, assistiu-se no Concelho de Peniche, à elaboração, discussão e votação do nosso 1º PDM.

Importa recordar que esses eram os anos de ouro de exercício do poder do PSD aqui no burgo com maiorias absolutas sucessivas. Detinha a presidência da Câmara Municipal, da Assembleia Municipal e tanto quanto me recordo da Freguesia da Atouguia da Baleia e da Freguesia da Conceição. Porque pretendia dar mostras de abertura o PSD convidou o PCP a participar no governo camarário, oferecendo-lhe uma vereação e o lugar de 1º Secretário na Assembeia Municipal. O PCP porque isso significava partilha de migalhas aceitou de bom grado (e sem necessidade) e assumiu até ao fim as consequências dessa “Santa Aliança”.

A “Grande Guerra” para a aprovação do PDM instalou-se entre o PSD/PCP e o PS, à volta da aprovação ou não de um parque imobiliário na zona da Papoa, tal como lá está hoje. Aquela história brigava com interesses privados que seriam postos em causa se a aprovação não fosse conseguida. Até que na Assembleia Municipal convocada para aprovar a versão definitiva do PDM e porque a discussão se estendia, O Presidente da AM pediu ao PCP que apresentasse uma moção para acabar ali com aquela discussão e passar à votação. Assim cumpriu o PCP o seu pacto e foi votada a versão em discussão do PDM.

Tudo isto vem a propósito de uma discussão de “lana caprina” que se instalou em Peniche sobre revisão do PDM. Como o grupo que que está no exercício de governação concelhia, é fácil corromper por dentro toda essa discussão. PSD/PS/ e eventualmente PCP, com facilidade têm condições para minar essa revisão.

Para o peditório do PDM eu já dei o que tinha a dar há 30 anos atrás. Mas existem coisas que aprendi desde então e que não esquecerei.

De Norte ao Sul deste país as revisões de PDM mexem sempre com poderes instalados. E os poderosos estão sempre aliados com as forças políticas mais representativas deste país. A corrupção anda de braço dado com ricos e poderosos e concomitantemente com PSD/PS seus testas de ferro na execução de vantagens CORRUPTAS E CORRUPTORAS.

O que sei mais? Sei que o Henrique Antunes só deixou ao Henrique Bertino a cesta com que levava a comida para o mar.

Sei que o Henrique Bertino não é corruptível. Sei que poderá cometer erros, mas nunca para com eles beneficiar em causa própria. Os seus filhos são os cães e gatos órfãos de Peniche, que ao que se consta não têm descendência registada.

Acredito no meu amigo Henrique Bertino. E na sua Honestidade. Sei que não se vende.

Isto basta-me.

Sem comentários: