terça-feira, dezembro 28, 2010

FACTOS QUE MARCARAM PENICHE EM 2010

- A MORTE DE MONSENHOR BASTOS
Católicos, não-católicos, agnósticos e ateus, todos foram marcados pelo Padre e pelo Homem. Um exemplo de Amor aos outros. Uma Fé inabalável. Nunca atraiçoou aqueles em que acreditava mesmo quando não o mereciam. Alguns dos seus familiares tiveram dificuldade em perceber isso em vida e ainda depois da sua morte têm dificuldade em perceber a doação que ele fez da sua vida a Peniche.
Se eu fosse católico, se eu acreditasse na santificação das pessoas e em milagres, ainda hoje estaria a pedir-lhe que intercedesse por mim junto do seu Deus.

- RIP CURL PRO
A etapa do campeonato do Mundo de surf. Colocou Peniche no Mapa do Planeta Global. Lendo as actas da Câmara Municipal de Peniche, parece perceber-se que o executivo ainda apoia a medo esta iniciativa e que a oposição ainda não compreendeu que esta realização já é mais importante que a sua mesquinha individualidade. Peniche deixou nestes dias de ser uma terra de província e pacóvia, para se tornar o centro das atenções a nível mundial das provas desportivas náuticas.

- A LIMPEZA DO FOSSO DAS MURALHAS
Aspiração de gerações de nascidos em Peniche. Conferir à Cidade uma dignidade perdida entre dejectos e maus cheiros. Retomar a antiga ideia de um fosso de água envolvendo a maior cintura de muralhas da Península. Limpar, revitalizar, iluminar uma cintura de água com que a Natureza nos brindou e que gerações de maus tratos permitiram que se tornasse uma grande fossa putrefacta.Finalmente a Luz ao fim do túnel para Peniche com a sua limpeza e recuperação.

1 comentário:

Candy disse...

Antes de mais, quero felicitá-lo pelo blog! Estive uns tempos sem conseguir aceder, facto que não entendi porquê, tendo chegado a pensar que tinha sido cancelado!
Admiro a frontalidade e os temos abordados!
A razão deste meu comentário é, no entanto, para mim triste! Hoje, ao visitar este maravilhoso blog, fui "cuscar" os posts que ainda não tinha lido! Deparei-me com este, postado a 28 de Dezembro! Pelo titulo do post, rapidamente fiz questão de o ler, pois tinha curiosidade em ler as suas palavras acerca dos 4 Factos que Marcaram Peniche em 2010, mas... O qque procurava, não encontrei!... Entristeceu-me... Em 2010, perdemos, não só, o Monsenhor Bastos mas também o nosso Saudoso BETO! Um filho da terra que tantas alegrias nos deu, que ajudou instituições com espectáculos de beneficência! Um amigo, ainda jovem, que completaria, na data deste post (28 de Dezembro) 43 anos! Um Homem, que quer se goste ou se não goste, deu-nos muitas alegrias! Um Ser Humano que juntou milhares de pessoas, em Peniche, para o acompanharem à sua última morada! Uma multidão nunca antes vista invadiu a nossa terra para dizer adeus àquele que por nós, nunca deverá ser esquecido!
Sr. José Maria, tenho por si um enorme respeito e acredito que tenha sido um lapso não ter referido esse facto neste post. Assim, deixo aqui o meu humilde comentário!
Cumprimentos respeitosos e votos de um Bom Ano de 2011 para si a para toda a família!
Cândida Maia (filha do Delmiro dos Correios)