segunda-feira, dezembro 13, 2010

FREIRA É NOME DE RUA
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. 2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens.Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.
(Mateus 6,1-6.16-18)

Vem esta citação bíblica a propósito de um diferendo que opôs um grupo de cidadãos ao executivo municipal a propósito da atribuição de um nome de rua que não foi do agrado dos ditos moradores. Mas melhor que este bloguista a acta da Câmara Municipal de Peniche de 02/11/2010:
"Na sequência das diversas manifestações dos moradores da Rua das Irmãs Vicentinas, em Peniche, o Senhor Presidente perguntou aos restantes membros da Câmara se queriam pronunciar-se sobre o assunto, tendo-se registado as seguintes intervenções:
O Senhor Vice-Presidente disse que se deve evitar alterar o nome de artérias com muitos residentes, pelos problemas que acarreta, como foi o caso. Lembrou que foi efectuado um inquérito aos residentes e que das 44 respostas obtidas 43 são a favor da designação de Estrada dos Remédios. Que o inquérito foi realizado para se poder aferir a opinião do maior número de residentes possível.
O Senhor Vereador Francisco Salvador disse que deveria de ser estudada a possibilidade de se manter os dois nomes. Lembrou que este não é caso único, e que parte da Estrada Marginal Norte também foi alterada para Avenida Mariano Calado.
O Senhor Vereador Carlos Amaral lembrou que este é já o terceiro troço da Estrada dos Remédios a ter o nome alterado. Que alguns moradores, entretanto, já utilizam a designação de Rua das Irmãs Vicentinas e que vão ter que alterar, outra vez, a sua morada. Que se abriu um precedente ao realizar-se o inquérito. Defendeu que, se possível, a artéria fosse designada como “Rua das Irmãs Vicentinas antiga Estrada dos Remédios”.
O Senhor Vereador Luís Ganhão disse que uma possível má deliberação não deverá levar a uma outra má deliberação. Que a opção a tomar deverá ser a que mais facilitar a vida dos residentes. Que a retornar-se à designação Estrada dos Remédios deverá ser encontrada outra solução para homenagear a Congregação das Irmãs de São Vicente de Paulo.
O Senhor Presidente disse que, em 2004, votou favoravelmente a alteração porque partiu do pressuposto de que a proposta teria sido devidamente trabalhada e tinha em conta o reconhecimento ao trabalho das Irmãs Vicentinas. Apresentou a seguinte proposta à Câmara, esclarecendo que esta nova proposta nada tem contra quem apresentou a proposta de alteração da designação de Estrada dos Remédios para Rua das Irmãs Vicentinas ou contra os pressupostos apresentados na altura:
«Tendo em consideração que a atribuição do nome de Rua das Irmãs Vicentinas à, até então, designada Estrada dos Remédios foi feita sem a necessária consulta às respectivas Juntas de Freguesias, conforme estipula o artigo 5.º do Regulamento Municipal de Toponímia e Numeração de Polícia;
Tendo em consideração que esta artéria tem residentes desde há muitos anos, que, com esta alteração, serão obrigados a alterarem a sua morada junto das diversas entidades públicas ou privadas;
Tendo em conta que os moradores desta artéria se manifestaram de diversas formas para que seja mantido o nome de Estrada dos Remédios;
Tendo em conta o reconhecimento que Peniche deverá ter para com a Congregação das Irmãs de São Vicente de Paulo (Irmãs Vicentinas);
Proponho:
Que a referida artéria passe a designar-se, novamente, Estrada dos Remédios.
Que nas respectivas placas toponímicas se faça referencia de que também teve o nome de Rua das Irmãs Vicentinas.
Que se encontre uma forma digna de reconhecimento à Congregação das Irmãs de São Vicente de Paula pelo trabalho desenvolvido na Área Social em Peniche.»
- Submetida a votação, foi a proposta apresentada aprovada, por maioria, com seis votos a favor e a abstenção do senhor Vereador Carlos Amaral."


Colocados os dados da questão em cima da mesa, não sei porque insistir em glorificar o trabalho das religiosas. Foi esse o caminho que escolheram. É assim que pensam atingir as delícias da eternidade. Enquanto eu farei umas paragens de alguns milhares de anos no purgatório, em etapas sucessivas antes de ser despejado no Inferno, estas noivas de Cristo sem nenhuma estação intermédia entrarão no Céu entoando Hinos.
Outra recompensa será possível. O Nobel da Paz pela meritória acção social desenvolvida em Peniche.
Esta coisa da atribuição de nomes de ruas a pessoas tem muito que se lhe diga. E sobretudo quando se trata de pessoas enfeudadas a alguns grupos de carácter político ou religioso. Mas os políticos no seu afã de criarem simpatias e de se popularizarem metem-se em tretas levadas do diabo. Salvo seja.

1 comentário:

Manuel Leonardo disse...

Freira e nome de rua .
Esta rua situa se entre o Largo dos Remedios e o Caminho do Farol Norte.
Mais especificamente comeca na rua em que anteriormente se saia do largo de Nossa Senhora dos Remedios e se virava para o Sul para a antiga entrada da agora Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar e vai cruzar com o Caminho do Farol Norte,junto ao pinhal .
Essa rua chama se , Rua Irma Maria da Gloria Pacheco.

Essa dos moradores 99%,9 votarem contra essa designacao para mudar de nome a rua eu pergunto .

O que pensam esses moradores que sao ?
Ainda nao sabem que Peniche nao lhes pertence?.
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada

Salvem o Hospital de Peniche deem lhe um coval decente no Cemiterio de Peniche,Salvem o Porto de pesca ludica , turistica,Reparem a E:T:A:R: Salvem o Baleal, Salvem Peniche e Sereis Salvos.