segunda-feira, dezembro 20, 2010

FERREL A VILA. JÁ!
O Concelho de Peniche é o 2º mais pequeno do Distrito de Leiria. Mais pequeno mesmo só o Concelho de Castanheira de Pêra no norte do Distrito.
Com a sua dimensão territorial tem no entanto a “grandiosidade” de ser composto administrativamente por 6 Freguesias, 3 urbanas e 3 rurais e ainda por 1 Cidade (sede de Concelho), 2 Vilas e uma multiplicidade de aldeias e lugares.
Quer dizer que somos um Concelho rico de honras administrativas.
D. Diniz é responsável pela elevação da Atouguia da Baleia a Vila. O PSD é responsável pela elevação da sede de Concelho a Cidade. O PCP é responsável pela elevação da Serra d’ El-Rei a Vila.
Inevitavelmente faltava ao PS a sua medalha de mérito. Surge agora com a proposta de fazer elevar Ferrel à categoria de Vila.
A manter-se o equilíbrio das forças partidárias dentro de 8 anos o BE irá propor a elevação da Consolação à categoria de Vila e o Concelho de Peniche entrará definitivamente no Guiness com a maior concentração de Vilas e Cidades em tão pequeno território. Somos os mestres da mistificação.
Acreditam estes “politicozinhos” pacóvios e provincianos que este tipo de acções promoverá a sua ligação com os eleitores. Talvez até tenham razão no imediato. Os poucos que votam para a Assembleia da República (já são só 50% dos eleitores inscritos) até podem ser permeáveis a estas preocupações serôdias. Mas o tempo irá conferir-lhes o grau de importância que verdadeiramente deverão assumir.
Num tempo de crise económica verdadeiramente avassaladora, penso como é inacreditável que algum Deputado que tão caro custa ao país, se preocupe com a elevação de Ferrel a Vila. Ferrel é Ferrel e nunca deixará de o ser e é por isso que gostamos daquela terra e daquelas gentes. O resto Vila, cidade ou Aldeia é acessório e não acrescenta nada às suas capacidades de desenvolvimento.
Tenho dificuldades em aceitar estas preocupações como prioritárias e por este caminho adivinho o mesmo caminho ao PS nacional, que o que levou o PS no Concelho de Peniche nas últimas autárquicas.
PS: Esqueci-me de elevar a Bufarda a Vila. Vamos constituir um grupo de cidadãos independentes que proponha a honraria.

Sem comentários: