terça-feira, dezembro 07, 2010

O PODER DA IMPRENSA
Nos últimos meses quem lê jornais, ou ouve e vê as TVs e as rádios nacionais, assistiu a um conjunto de afirmações quase terroristas contra o Bastonário da Ordem dos Advogados. Toda a gente que estivesse interessada em denegrir a pessoa de Marinho Pinto, tinha o seu trono assegurado na imprensa escrita e falada.
E sempre que quem queria zurzir no Bastonário era um dos que o antecederam no cargo, então aí até vinham arautos tocar trombetas para ajudar à festa.
Entretanto realizou-se a 26 de Novembro pp o acto eleitoral em que concorreram a Bastonário 3 candidatos.
Antes de falar nos resultados é bom recordar os resultados com que venceram os anteriores Bastonários nas diferentes eleições desde 1995:
1995 – Castro Caldas com 4902 votos
1999 – Pires de Lima com 4597 votos
2002 – José Miguel Júdice com 5488 votos
2004 – Rogério Alves com 5849 votos
2008 – Marinho Pinto com 7265 votos
2010 – Marinho Pinto com 9532 votos
Sim. Leram bem. Marinho Pinto que foi atacado que mais parecia réu que Bastonário; Marinho pinto que foi maltratado no Jornal da Noite da TVI pela celebre Manuela Moura Guedes; Marinho Pinto que teve de responder a ataques de anteriores Bastonários como Pires de Lima e José M. Júdice; Marinho Pinto que enfrentou no dia da eleição uma manifestação de estudantes de Direito à porta da Ordem que o atacavam, com o apoio das TVs generalistas; esse mesmo Marinho Pinto ganhou a sua reeleição com 9532 votos, número nunca anteriormente atingido.
A primeira vez que foi eleito ficou a cerca de mais de 3000 que o que se lhe seguiu.
Desta vez o segundo mais votado ficou a 3500 de Marinho Pinto.
É caso para desconfiar da bondade dos meios de comunicação social quando se dedicam a exercer uma política de terra queimada contra alguém ou alguma causa.

Sem comentários: