terça-feira, dezembro 06, 2011

MANUEL JOAQUIM LEONARDO
Todos os que escrevem em Jornais, Blogs, ou quaisquer outros suportes, acaba por vir a conhecer o MJL. Nem sempre é agradável no que diz. Por vezes atrapalha-se porque os pensamentos correm mais depressa que os dedos no teclado e baralha um pouco situações que não o deveriam ocupar muito tempo. Mas é inquestionável que o que o move é um grande Amor a Peniche.
Sendo uma pessoa que já viveu muitos anos, muito viu. Não se quedando por ser um sofredor na terrinha natal, fez-se à vida e emigrou, buscando lá fora como tantos outros compatriotas o seu direito a ser feliz que a pátria lhe negava. Mas nem um momento sequer deixou de Amigo de Peniche e esta foi sempre a sua preocupação maior. Adaptou-se às novas tecnologias e se não as usa com a maior das destrezas, usa-as como completamento de ligação a este istmo que tanto o seduz.
O PDM que nos perturba a todos com as suas arreliadoras falhas por um lado e por outro com aspectos que mais parecem ter sido feitos de encomenda por razões ainda não completamente esclarecidas, o PDM dia eu foi a sua primeira luta de que me lembro. Depois o Hospital. Todos os que o leram conhecem os seus medos e a sua vontade de intervir. Nem sempre bem conduzida. Mas o que pode ele fazer, qual David contra Golias?
Porque é que as pessoas não compreendem certas decisões? Porque quem as deveria explicar de forma clara e transparente acha que não deve perder tempo com o Zé povinho. Nós servimos para pagar impostos e eleger quem nos rouba. Mas não servimos para sermos interlocutores quando o tempo é de pensar e decidir.
Embora não pareça ainda estou a falar do Manuel Joaquim Leonardo. Da sua coragem em combater por aquilo em que acredita. Da sua determinação em não se calar mesmo quando é o único a defender as suas causas. Da sua verticalidade ao dar o seu nome a tudo quanto escreve, não se escondendo cobardemente atrás do anonimato como certos “palhaços” que andam para aí à solta. Estou a falar do Manuel Joaquim Leonardo e do seu enorme amor a Peniche que atravessa o Atlântico mas está sempre presente.
As páginas deste blog, mesmo que seja para me bater, estão sempre abertas para ele. A minha homenagem mais sincera e já agora, votos de Festas Felizes para ele e para toda a sua família.

1 comentário:

Manels disse...

Palmas..........(somente) !!!