quinta-feira, dezembro 01, 2011

1º DE DEZEMBRO
Depois da cultura não ser considerada um bem de 1ª necessidade pelo actual Governo, restava tornar obsoleta a identidade nacional. Para isso que melhor caminho escolher do que acabar com as referências excepcionais do 1º de Dezembro e do 5 de Outubro.
Assim fez o actual Governo. Ao acabar com o a excepcionalidade de estes dias entre os outros, vem dizer-nos que importa referenciar as economias em detrimento da nossa memória colectiva.
Recordo a minha escola primária. Com todos os erros que o Estado Novo impôs ao Ensino, uma coisa é verdade: deu-nos uma visão de que éramos um povo capaz do melhor. Que ninguém nos faria quebrar. Que a Pátria valia a pena. Embora fosse por vezes por ínvios caminhos. Com deturpações que apesar de tudo não deixaram marcas. Aprendemos a ser heróis em Aljubarrota, mas não nos tornámos incapazes de perceber que os Espanhóis eram tão vítima como nós. Afinal, matar Miguel de vasconcelos e atirar-lhe o corpo à rua só aconteceu porque o PSD ainda não estava no poder.
Ao tirarem-nos a comemoração da capacidade de nos revoltarmos contra a tirania, estão a tentar fazer que dobremos a coluna e reverenciemos os que nos dominam. Celebrar o 25 de Abril, o 1º de Dezembro e o 5 de Outubro fora do seu local próprio no calendário estamos a motivar o esquecimento de quem fomos. Se é isso que pretendem, estão a agir bem. Mas não peçam depois que compreendamos os sacrifícios que nos impõem. Se não somos ninguém, não temos para onde ir. E não nos peçam que nos unamos uns contra os outros para satisfazer os vossos apetites obscenos por dinheiro.
Acabem com o 1º de Dezembro e com o 5 de Outubro. A seguir pode ir o 25 de Abril. E passemos a celebrar a entrada das tropas alemãs na Polónia e a 1ª explosão nuclear francesa no atol de Mururoa.

2 comentários:

zeparafuso disse...

Assim como a brincar....Já faltou mais para passarmos de colonizadores a colonizados. Dá tempo a Alemanha. Para não falar de Angola que está a comprar este país à beira-mar plantado (qualquer dia queremos um terreno para qualquer coisa e teremos que fazer a escritura na embaixada de Angola). Mais a sério...num País dependente de todos e ainda nos querem tornar mais dependentes, o que interessa aos mais novos saberem que o 1º de Dezembro foi, ainda é, uma data que marca a saída de Portugal do domínio espanhol? Que em tempos tivemos patriotas, heróis. Passará a interessar que existiu uma senhora Merkel, que foi boazinha, que financiou uns países da Europa que faziam parte da UE e tinham como moeda única uma coisa chamada euro e blá, blá,blá...

Manuel Leonardo disse...

Os feriados nao interessam .
O que defacto interessa e' nao ter trabalho para trabalhar .

Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada