quarta-feira, julho 25, 2012

DEFINITIVAMENTE SOU PARVO
Afastei-me da maioria das coisas e da maioria dos grupos por razões que já aqui expliquei. Mas por vezes é inevitável eu bater nelas como quem estando cego vai bater contra uma parede. Eu não queria, mas raios são autênticos banhos de água fria que me despejam em cima.
Volto ao sistema de saúde (dito SNS) que temos cá pela santa terrinha e que tantas perplexidades e receios parecem despertar nas pessoas. Sinceramente devem ver coisas que eu não vejo, ou sou eu que vejo coisas que estão vedadas à maioria.
Por razões pessoais vi-me obrigado a recorrer ao Centro de Saúde de Peniche acompanhando uma pessoa de família que não se pode locomover pelos seus próprios meios. Tem de deslocar-se em cadeira de rodas. Mal eu sabia que esta aventura me marcaria de forma tão arrepiante. Os serviços de enfermagem que o utente em cadeira de rodas necessita são no piso -1. Qual não é o meu espanto quando não encontrei uma rampa para poder proceder a essa deslocação. Já passaram desde que o o Centro de Saúde existe, não quantos Directores do dito cujo, mais uns quantos Ministros, uns não sei quantos Directores-Gerais e mais outros tantos Presidentes de Câmara e Presidentes de Junta de Freguesia. Tanta gente tem comido à conta do erário público, dos nossos impostos, dos nossos votos e ninguém considerou minimamente razoável arranjar uma rampa para quem se desloca àquele serviço público numa cadeira de rodas. O actual Edil até conquistou o direito à Tribuna Presidencial por se distinguir no apoio a gente portadora de deficiência. Mas lá uma rampa para os tetraplégicos se poderem utilizar do Centro de Saúde de forma eficaz, isso é que não. Sai muito caro. E depois como é que se arranjava dinheiro para isto e aquilo e aqueloutro? Estou tão revoltado que vou parar por aqui antes que diga alguma coisa que possa servir de desculpa para não me lerem ou não tomarem conhecimento do que escrevo. Não me venham é pedir para engrossar as fileiras das Manifs. Vão de cadeira de rodas.

Sem comentários: