quarta-feira, julho 11, 2012

“PUTA QUE OS PARIU”
No final de 2011 (Novembro/Dezembro), a Editora “TINTA DA CHINA” publicou “A BIOGRAFIA DE LUIZ PACHECO” de João Pedro George. Para quem não conhece, Luiz Pacheco com Cesariny, Almada e mais 2 ou 3 da mesma época cujos nomes entretanto se perderam no tempo, porque a História só refere os que da lei da morte se vão libertando.
Quando tanto se fala e diz sobre crises sociais, de valores, económicas e mais umas quantas que a verve não me permite atingir, seria de “bom-tom” para a nossa sanidade mental ler este livro. Ficamos a conhecer gente que nasce, cresce e morre sem nunca se vergar. Por mim conferia de imediato ao Luiz Pacheco 3 licenciaturas de borla: a de Literatura Portuguesa, Indigestão Financeira e por último mas talvez a mais importante de todas, a de Rei dos Filhos da Puta.
Recomendo vivamente a leitura deste livro, na certeza de que ele vos ajudará a ouvir políticos e afins sem que necessariamente sejam obrigados a vomitar. Para vos adoçar a boca retiro um extracto de uma entrevista dele (o Crocodilo) quando cada mais sábio perorava sobre si próprio e transcrita nesta Biografia:

«Eu não me considero coisíssima nenhuma. Eu considero-me um gajo que está aqui sentado. O burguês tem perante o chamado marginal, o gajo que está na cadeia, ou que está no hospital, ou aqui no lar, uma atitude natural de superioridade e supremacia. Isso manifesta-se. O que estou a dizer é que estou-me cagando para o burguês, para os burgueses todos, incluindo a minha costela burguesa.»
 
PS: Infelizmente e ao contrário do Luiz Pacheco, o Relvas, o Passos, o Gaspar e o Sócrates e seus representados, não acabarão os seus dias num lar manhoso e com cheiro a mijança. Infelizmente.

Sem comentários: