quarta-feira, janeiro 28, 2015

REGRESSO À ESCOLA
Generalizar nos erros de ortografia cometidos por alguns candidatos a professor a sua incompetência é o mesmo tipo de erro que eventualmente se pode cometer ao afirmar que quem for licenciado e não der erros de ortografia irá desempenhar com maestria funções docentes.

Trabalhar com alunos é muito mais do que tudo aquilo que uma dúzia de sábios sem experiência docente pode sequer sonhar sobre as diferentes idiossincrasias das regiões do país pelas quais as escolas do 2º e 3º ciclos e secundárias se disseminam.
Saber dinamizar uma sala de aula, ganhar a confiança dos alunos, conquistar o seu respeito, são valores que se adquirem respeitando a sua cultura e os seus saberes tradicionais. E isso é uma coisa que esta gentinha do governo português, e em particular esta gentalha do ME são incapazes de compreender.

Estar no desemprego em alguns casos há meses e noutros há anos pode desfocar conhecimentos e capacidades. Mas ter a barriga cheia e bons ordenados não pode justificar a incompetência de Ministros e secretários de estado na colocação de professores como aconteceu este ano lectivo.
Se quem der erros não pode leccionar como pode ser ministro quem é incompetente?

Os maus ministros não têm postura ética para criticar os maus professores.

Sem comentários: