segunda-feira, dezembro 04, 2017


UM MAR DE NATAL

No dia 1 de Dezembro fez-se Luz em Peniche. O Natal ressurgiu em todo o seu esplendor. Coisas simples multiplicadas deram ao centro histórico de Peniche um ar de dias grandes que a generalidade da população presente agradeceu com sorrisos e alegria.

O Jardim público tornou-se de novo um lugar de crianças e velhos que apesar do frio não deixaram de sublinhar com corridas e risos infantis e um brilho nos olhos dos mais velhos. O parque infantil e o corredor que lha dá acesso eram a vitória dos nossos sorrisos contra a amargura que a pouco e pouco nos últimos anos se foi instalando na nossa terra.

Vi protecções de madeira à moda dos tempos antigos e bonecos de trapos de cores vibrantes tornando aquele lugar num mar de Festa. Vi barraquinhas de madeira com diversos atendimentos tornando mais comum o nosso dia-a-dia. Vi uma pista de gelo em miniatura para a brincadeira das nossas crianças com a dimensão adequada às possibilidades de uma Peniche simples e empobrecida. Vi uma grande árvore de Natal de luzes e uma miríade de pequenas árvores emprestando o efeito de uma multiplicação de cor pelos nossos olhos. Vi uma grande árvore do jardim com correntes de luzinhas tornando mais doce o olhar de todos nós. Vi o Coral Stella Maris emprestando voz àquele momento de alegria e sonho. Ouvi as vozes que cresceram e se multiplicaram concedendo-nos a Paz e a merecida alegria que nos vinha faltando nesta época de Natal.

Não vi televisões e discursos. Não vi nem bolos nem árvores, nem outros exemplos de exageros materiais tentando entrar no Guiness. Vi aquilo que nos é possível. Entregue com carinho e cordialmente à população como devem ser as coisas de Natal para quem pretende a Paz e Concórdia. Não vi vaidades vãs. Vi coisas à nossa medida. Não vi mais do que aquilo que somos. Gente simples e cordata estendendo os braços de Amor por todos aqueles que navegam neste imenso Mar de Natal.

Sem comentários: