quarta-feira, novembro 30, 2011

PROVÉRBIO
“quem aos vinte não é e aos trinta não tem, aos quarenta já não é ninguém.”

Num texto que me foi dirigido, recebi o provérbio acima. É de facto espantoso como a voz popular, baseada em conhecimentos adquiridos ao longo do tempo, consegue de tal forma explicar tanta coisa. Se conseguíssemos transmitir aos nossos filhos e netos, aos nossos alunos tal sabedoria, provavelmente teríamos um povo mais empenhado e mais interventivo. Olho e ouço os indignados e sinto a falta de consistência do seu discurso.
Não que não exista honestidade e desespero nuns quantos deles. Mas ouço os mais assanhados e aquele discurso cheira-me sabe-me a encomenda.
O país está um desastre. A nossa actual classe política é feita de “meninos” que se formaram nas franjas dos Partidos Políticos e que almejam a ser futuros andróides decalcados do que de pior a sociedade portuguesa deu à luz. Mas os que se indignam, fazem-no porque também querem um lugarzinho à mesa do Orçamento. Gerámos fantoches inconsistentes. E agora olhamos para as nossas mãos e vemos que estão vazias.
Não ensinámos o mérito do saber fazer. Levámos os nossos jovens a acreditar que o leite é produzido por uma máquina que se encontra no armazém do super onde fazemos as compras quando vamos ao Centro Comercial.
Não soubemos transmitir que a Liberdade tem um preço que é preciso pagar para se poder desenvolver. E ficámos à espera que tudo caia do céu. Ficámos à espera que o mar arda, para comer peixe grelhado!... E não nos preocupámos em ensinar a acender um fogareiro a carvão.
Ensinámos a estender a mão em vez de a utilizar para construir o futuro. E agora sentimo-nos órfãos e sem-abrigo.

1 comentário:

Manuel Leonardo disse...

So« souberam ensinar, eu nao voto eu voto em branco agora que o Pais esta de luto eu dou um conselho ºº
Ponham uma faxa preta nos seus blogs e voltem a abrir los quando as lagrimas secarem ....

Se ainda houver lagrimas pois que com o tempo as nossas lagrimas se vao transformando em sangue ....
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada
,,, estou apanhado nao consigo fazer melhor pontuacao ,,, Obrigado