sexta-feira, fevereiro 21, 2014

FEIOS, PORCOS & MAUS

Uma ocorrência ontem registada em Peniche (cidade), trouxe-me à memória o filme brilhante de Ettore Scola vencedor do prémio realização do Festival de Cannes de 1978. "Feios, Porcos e Maus" releva as condições degradantes da vida humana num retrato ímpar da miséria, egoísmo, mentira, promiscuidade, traição, incesto e violência. Passado num bairro da periferia de Roma é um autêntico fresco sobre a vida das classes mais baixas de Itália, em período de crise económica e de valores da Itália do pós II Grande Guerra.
A situação ocorrida é ainda pouco clara, mas quem acompanha com alguma atenção a degradação a que podem conduzir um conjunto de situações extremas associadas numa família disfuncional, sabe que no seu seio tudo pode acontecer de forma perfeitamente expectável.
Por mais que instituições, ONGs, ou grupos de apoio se solidarizem e se empenhem em apoios mais ou menos pontuais, a vivência destes grupos familiares desagregados constitui um barril de pólvora, á espera do primeiro fogacho que detone uma situação mais grave.
A sociedade não está motivada para cuidar de forma continuada destes casos. Custam muito dinheiro e não são prioritários nesta travessia de crise em que cada vez mais, cada um cuida de si próprio não tendo paciência para o que se passa ao seu lado. E mesmo que veja, desvia o olhar para não se comprometer em relação a nada.
Ninguém é culpado de nada. E as franjas desta sociedade do euro e do dólar, resolverão os seus assuntos (sempre da forma menos favorável para eles próprios), com a certeza de que já nada será pior do que aquilo que vivem.

Sem comentários: