terça-feira, fevereiro 11, 2014

SOLUÇÃO

Para os mais atentos, ou mais politizados, ou para aqueles dispostos a fazerem um exercício de memória, é possível chegar à resposta da pergunta feita ontem. Trata-se do Grupo de 10 Deputados eleitos pelo distrito de Leiria para a actual Legislatura da Assembleia da República. è claro que alguns só o são porque são suplentes e chegaram lá por força da substituição dos que foram efectivamente eleitos e que entretanto por razões diversas pediram a suspensão dos seus mandatos.
O Manuel Isac deputado pelo CDS/PP. Seguem-se três do PS, o João Paulo Pedrosa, o Jorge Manuel Gonçalves e a Odete João. Os restantes 6 são PPD/PSD: Feliciano Barreiras Duarte, Fernando Marques, Laura Esperança, Maria Conceição Pereira, Pedro Pimpão e Valter Ribeiro.
Alegadamente deveríamos conhecê-los bem. Deveriam promover encontros com as populações dos diferentes concelhos do distrito de que são representantes, para perceber as suas causas e motivações. Os seus anseios e necessidades. O que enaltece as populações e o que as subjuga. As razões da sua esperança ou do seu desânimo.

Alguns de nós por milagre conhecerão 2 ou 3, no limite 4. Outros, a maioria da população do distrito conhecerá ou 1 ou nenhum. E no entanto afirmam-se representantes do Povo Português, eles que nem representantes activos do seu distrito são. Os que são do norte do distrito, são fantasmas para as populações do sul do distrito e vice-versa. Tudo isto é uma farsa.

Se em vez de serem 10 deputados forem só 4, para as populações do Distrito de Leiria o resultado será o mesmo que agora. Serão igualmente mal representados mas custa-nos menos dinheiro e não nos ofendem ao falarem em nosso nome. Que ninguém lhes encomendou esse sermão. os que agora existem só servem para servir clientelas político-partidárias. E interesses de poder mesquinho que alimenta o ego dos que forem eleitos ou dos seus putativos substitutos.

A Constituição da República Portuguesa prevê no seu Artigo 148º que a Assembleia de Deputados poderá ter entre 180 e 230 eleitos. Não vejo nem ouço nenhum partido político da esquerda à direita propor que se reduza o número de putados para tornar mais eficaz o seu funcionamento. E que sejam eleitos de forma a tornarem-se individualmente responsáveis pelos que os elegeram. E que sejam interditos os deputados de faz-de-conta. Isto é aqueles que nada têm a ver com o Distrito mas servem para satisfazer só os interesses partidários. Temos no nosso Distrito o caso de uma tal Assunção Cristas e de um tal de Basílio Horta. Escrevo estes nomes e apetece-me vomitar pelo nojo que me mete aquilo que de mim fazem. Um Zé Ninguém.

Por tudo isto no distrito de Leiria VOTO EM BRANCO. Convictamente. Nem seguro, nem passos, nem portas, nem jerónimo ou louçã. São todos areia do mesmo saco.

2 comentários:

Unknown disse...

Claro que tudo isto é uma farsa. E sabemos que 4 fariam o mesmo que os 10 com menor custo, mas continuariam a servir a clientela politico-partidária,porque se convocassem a população, ela não ia aderir a essa iniciativa. Um desalento.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.