quarta-feira, abril 29, 2015

REFLEXÃO SOBRE O 25 DE ABRIL
Este título talvez vos induza em erro. Eu digo ao que venho. É comum (pelo menos aqui pela província) ouvir referências pouco elogiosas ao 25 de Abril. E mesmo ouvir saudações espúrias ao tempo do Estado Novo, e muito particularmente aos aprendizes de ditadores conhecidos pelas designações de salazar e caetano.
Gente sem memória ou que nem sequer souberam o que foram e que fizeram, por memórias induzidas fazem-lhes referências elogiosas em áreas onde a sua actuação foi no mínimo indecente.
Isto vai arrastando-se representando um desconhecimento completo sobre o que existia no período até ao 25 de Abril e o crescimento que se lhe seguiu em todos os sectores. Com erros é verdade. Mas a dignificação das pessoas foi um valor em crescendo ajudando-nos a crescer.
Claro que para os que nasceram a partir de 1970 não existem memórias das nossas conquistas individuais. E transmitir isso hoje através das Escolas ou em materiais didácticos não parece ter resultado até hoje. Os nossos jovens têm uma ideia difusa sobre o 25 de Abril. Tão difusa como sobre a Implantação da República, a crise de 1383/1385, ou o 1º de Dezembro de 1640.
Quando “morta”, “morrida”, “matada” a geração que o viveu intensamente o 25 de Abril passa a uma excrescência do passado. E não passará disso.

Pus-me a pensar em tudo isto e na maneira de na minha terra que foi um marco do período de terrorismo fascista durante mais de 50 anos, podermos cimentar uma ideia mais clara sobre o que foram as consequências do 25 de Abril para o Concelho de Peniche.
Desmistificar que o 25 de Abril foi um dia. Ou uma luta fixada num tempo que já ninguém lembra.
Mostrar o que era O Concelho de Peniche antes e depois do 25 de Abril. O que eram as pessoas e o que são. O que era a habitação e o que é. O Bairro da Fonte Boa e o Bairro Arco-Íris. O que era o Hospital e o que é o complexo Hospitalar que hoje temos. O porto de abrigo de ontem com mais de uma centena de barcos da pesca do cerco e a grandiosidade do porto de hoje com meia dúzia de barcos da pesca da sardinha. As nossas ruas e estradas ontem e hoje. Ferrel, Atouguia, Consolação e Baleal de ontem hoje. A Educação do tempo da meia dúzia de escolas e o que é hoje com estabelecimentos de todos os graus de ensino espalhados por todo o Concelho. E o que mais for considerado ilustrativo. Repositório fotográfico do antes do 25 de Abril e o que hoje podemos perceber com base num salto qualitativo que nos fez crescer.
Penso que uma exposição deste tipo com visitas guiadas dos alunos das escolas seguida de conversas sobre o nosso Concelho seria provavelmente uma maneira assaz elucidativa do que podemos ganhar com o 25 de Abril. Esta exposição com pessoal nomeado exclusivamente para a realizar e com um ano de antecedência em relação ao próximo 25 de Abril seria um óptimo corolário para a finalização dos mandatos do PCP na CMP.

Sem comentários: