segunda-feira, abril 13, 2015

SUMMERHILL - DE A S. NEILL
Quando fiz em Coimbra o estágio para professor, “Summerhill – Liberdade sem Medo” era uma das leituras obrigatórias nas correntes de pedagogia. Tratava-se afinal de uma escola criada em 1921 pelo professor e escritor Alexander Sutherland Neill.
Fiquei impressionado pelo sentido de libertação que aquele tipo de ensino conferia aos seus utilizadores. Era uma escola não condicionada pelo que Estado ou Governos exigiam da formação das crianças para se tornarem agentes da sociedade de consumo, mas sim pelo que os seus agentes consideravam fundamental para o seu crescimento integral.

Isto foi em 1977. Tantos anos depois venho a encontrar de novo esta vontade de crescimento já não numa escola singular mas num país que até hoje tem sido o campeão do sucesso educativo: - A Finlândia.
Espantoso. Os fundamentos da escola da Liberdade sem Medo estão lá todos. Ninguém pode acusar aquele país de incapacidade de prosperar. Ou de falta de desenvolvimento para responder aos desafios do futuro. No entanto os exames foram postos de parte. A Formação é contínua e ao longo de toda a vida. Os descansos sabáticos para progressão na aprendizagem são encorajados. E ao que consta não têm preocupações com a divida pública. E o sistema de saúde atinge todos os habitantes do país. E a Educação é o maior dos seus valores.
Mas notou-se (em avaliações do sucesso educativo) que era preciso encontrar um novo Sistema Educativo que encontrasse novas respostas para a motivação de crianças, jovens e adultos. E aí estão eles quando são campeões mundiais em matéria educativa a procurarem novas respostas para o futuro. E é aqui que entram os fundamentos da Liberdade sem Medo.

Em Portugal afundamo-nos graciosamente entre uma direita esgotada e velha, uma esquerda impotente e a nossa incapacidade inata de retomarmos a genialidade que nos levou a outros novos mundos.

Assim seja.

Sem comentários: