segunda-feira, julho 04, 2016


ALVIN TOFLER

Esta semana morreu o “adivinhador/escritor” com 87 anos.

A sua obra:

. 1970 – O choque do futuro

. 1975 - O Espasmo da Economia

. 1980 – A terceira vaga

. 1990 – As mudanças do poder

. 1995 – Guerra e Anti-Guerra


 

Citações retiradas da sua obra (in Wikipédia)

  • ”Ou você tem uma estratégia ou é parte da estratégia de alguém."
  • ”Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar a aprender."
  • ”A pergunta certa é geralmente mais importante do que a resposta certa à pergunta errada."
  • ”O futuro é construído pelas nossas decisões diárias, inconstantes e mutáveis, e cada evento influencia todos os outros."
  • ”Mudança é o processo no qual o futuro invade nossas vidas."

O que eu tenho a dizer:

Depois desta introdução acrescentar o que quer que seja poderia parecer redundante se não tivesse que ver com a minha experiência pessoal da descoberta deste autor. Ao ler sobre a sua morte tilintaram em mim os sinais das minhas memórias. Eu sabia que já o tinha lido e que me parecera extraordinário. Na minha mini-biblioteca procurei e lá encontrei um livro (O Choque do Futuro) que me tinha impressionado de forma extraordinária.

Abri o livro e lá encontrei a minha assinatura e a data de compra em Lisboa onde eu ainda estudava.
Tinha eu 26 anos. Terá eventualmente sido dos primeiros ensaios que li, eu que nesse tempo vivia entre o romance e a poesia. Foi garantidamente uma pedrada no charco da minha ignorância. A leitura de um livro destes em pleno período do Estado Novo (o 25 de Abril era um sonho ainda não cumprido), representava um abrir de horizontes para um jovem à procura do seu caminho.

2 anos depois iniciei a minha carreira profissional de professor na Escola Técnica de Alcobaça. Os meus livros vieram comigo para a minha base de Peniche. Numa conversa na oficina do meu pai com um dos homens com que mais aprendi sobre a história do Portugal  republicano em Peniche, o Sr. Acelino Avelino (um dos proprietários dos AAA) falava-me sobre um futuro que o assustava na nossa terra e no nosso país. Ao tempo sugeri-lhe a leitura deste livro. Pelas perplexidades que encerra. Pelas novas perspectivas que abria. Acima de tudo por nos ensinar a pensar de forma global. Mal eu sabia que esta expressão só a viria a reencontrar quase 30 anos depois.

O sr. Acelino (um homem de cultura) encontrou as mesmas surpresas com que eu já me tinha deparado. E outras que não vislumbrei. “O Choque do Futuro” deu para algumas tertúlias que viemos a desenvolver.

Bem haja o Alvin Tofler que me permitiu encontrar uma personalidade invulgar em Peniche, que no entanto muito poucos tiveram a possibilidade de usufruir.

 

Sem comentários: