segunda-feira, julho 18, 2016


TERRORISMO E ESTUPIDEZ

Quem se preparou para uma luta de guerrilha (ou um terrorismo mais cruel e odiento), não pode deixar de se sentir chocado com os (as) pivots da informação televisiva tão mal informados e impreparados sobre esta forma de luta.

Esta luta não é previsível nem antecipável. Tal como é impossível impedir um preso de fugir seja de que cadeia for. Ou não aceitar o amor que floresce entre 2 jovens. Ou impedir um louco de maltratar familiares.

Este tipo de luta é tanto mais dolorosa quando se sabe que uma das suas regras de ouro não é tanto provocar mortos. É mais ferir e de forma tão mais grave quanto possível. São os feridos, os estropiados, os que provocam uma dor mais permanente nos seus familiares e amigos. Na população que com eles contacta.

A guerrilha, ou o terrorismo, 2 faces de uma mesma moeda, têm por objectivo provocar a dor onde será mais improvável que ela aconteça.

A guerrilha chega a ter a simpatia e o louvor de sectores da população. Por vezes liberta povos. Mas procura sempre pôr em causa as capacidades físicas e mentais dos seus opositores. É pelo medo que se impõe.

O terrorismo é o ódio puro e simples. Que vinga com métodos semelhantes. Provocando os mesmos estragos. E normalmente sustenta-se em princípios que a maioria dos povos rejeita.

Não se trava a vontade de ferir ou de provocar dor. É tão óbvio que nos enche a alma de angústia. Atinge velhos, jovens e crianças.

Podem criar-se algumas condições para minimizar as condições favoráveis a um ataque terrorista. Mas não se pode subestimar a capacidade criativa dos inimigos da civilização. Não se pode eliminar a sua vontade e determinação imaginativa para atingirem os objectivos mais hediondos que perseguem.

É estúpido pensar que se pode impedir ou mesmo criar estruturas que impeçam o sofrimento com que inocentes são atingidos. Pergunte-se antes como fazer com que se sintam isolados e sem apoiantes os fazedores do terror.

Não nos tornem tão estúpidos quanto eles.

 

Sem comentários: