quarta-feira, setembro 06, 2017


MERKL, JORGE PALMA & OUTROS “FAIT DIVERS”

Deixa-me ler os comentários que fazes nas redes sociais (quando tens coragem para os assinar) e dir-te-ei quem és.

As pessoas escrevem o que querem e dizem o que pensam sem sequer se preocuparem se com isso estão a limitar a liberdade do Outro. A censura já não existe. Esta é a constante da sua justificação para o que escrevinham. Ora isto não corresponde totalmente à verdade. O limite para a liberdade de expressão é em relação a tudo o que atente contra a DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM. O limite para a liberdade está onde começar a liberdade dos outros. Ou o atentado contra os direitos dos outros. Quem não entender isto não merece a luta travada por tantos, em tanta parte do mundo para que a humanidade se sinta livre e feliz.

Quando assistimos a gente iletrada e sem valores intelectuais ou culturais a escrevinhar diatribes pode eventualmente aceitar-se. Mas quando assistimos a gentinha com responsabilidades políticas ou que as pretende atingir lançando atoardas contra pessoas que conseguem atingir alguma notoriedade, pretendendo de forma soez e rasteira ofende-los, isso deixa de ser brejeirice para passar a ser ordinarice e baixeza. Markl e Jorge Palma até poderão ter percursos sinuosos que a eles pertencem, mas disponibilizaram o seu saber e génio para todos nós que pelo riso ou pelo som, ou por outros meios, vamos construindo o nosso caminhar em favor de uma terra melhor. Felizmente que o Cesariny e o Botto, o Whitman e o Al Berto não existem na memória destes plebeus do cérebro e indigentes morais.    

Os políticos não existem para dizer o que o povo quer ouvir existem para nos fazer ouvir o que ainda não percebemos ou porque estamos desatentos ou porque a atenção em outras coisas.

Voto na árvore porque tem raízes e purifica o ambiente.

Voto na árvore porque gosto de paisagens campestres onde só cabe o sol, o vento e a chuva.

Voto na árvore quando vejo um homem filho de pescadores ouvir pássaros no campo.

Sem comentários: