domingo, novembro 12, 2017


DIA DE ANOS DO BLOG – 11

DIA DE REFLEXÃO

Penso muito neste assunto. Nos anos que vão correndo e na minha teimosia em manter este blog ao longo de tantos anos. Valerá a pena? Ainda existem leitores (amigos ou inimigos) que me acompanham?

Se eu partir do princípio que este é um lugar para conversar continuará a fazer sentido a sua existência. Afinal de contas tornei-me praticamente num eremita e este é um dos poucos lugares onde ainda posso conversar.

Por outro lado constitui um lugar onde posso fazer ginástica ao cérebro o que pode ser extremamente útil para impedir (ou minorar) doenças degenerativas.

Existe ainda o “bichinho” da intervenção política que teimo em cultivar. Não falo de tricas. Falo de ideias e de ideais. Falo de princípios e de valores. É um lugar permanente de combate em defesa de convicções minhas e de outras pessoas com quem partilho as suas.

Porque tenho algum material de leitura e de experiências que umas foram recolhidas pelo meu avô Benjamim, outras pelo meu pai e outras ainda por mim próprio, aproveito o Blog para as partilhar. Algumas sobre Peniche desde tempos imemoriais, outras mais genéricas.

Como sabem sempre fui muito dedicado a livros e a autores. De vez em quando vou referindo alguns que acabo por adquirir. No canto inferior esquerdo da minha secretária vão convivendo pacificamente as minhas 3 últimas aquisições: “Antígona” de Sófocles; “Reaccionário Com Dois Cês” do Ricardo Araújo Pereira; “Até Que As Pedras Se Tornem Mais Leves Que A Água” do António Lobo Antunes ; “Sonetos Completos” de Antero de Quental pelo livro e pelo prefácio do José Manuel dos Santos um muito querido Amigo. São leituras díspares e que me dão cabo da cabeça. É verdade. Mas aos 73 anos só posso ter orgasmos intelectuais na confusão. 

Por último e talvez o mais importante vou falando das minhas memórias pessoais. Não tenho problemas em relatar os meus “desastres” pessoais. Foram também eles que me tornaram a pessoa que hoje sou. Algumas são relevantes para perceber o que permitiu chegar aqui. As minhas memórias não são exaustivas. Há muita coisa de que já não me lembro. E ainda bem. Já basta eu não ter ficado satisfeito quanto mais reviver porcarias impróprias para consumo. Sempre fui muito selectivo nas minhas memórias. Culpem-me disso.

Tudo isto para justificar 11 anos de Blog. Os próximos tempos vão ser utilizados a pensar se sou capaz de continuar. Ou se merecerá a pena. Se ninguém ler isto… Paciência. Eu li e gostei desta análise. E não tive que gastar dinheiro em psicólogos clínicos nem em psiquiatras. Sempre dá para comprar mais uns livros.

 

3 comentários:

joaquim disse...

Pois...eu gostei!

magda disse...

Continua Zé Maria. Um abraço.

Sandro Morgado disse...

Eu comecei a acompanhar este blog há cerca de 1 ano e meio e desde então não deve ter havido um post que não tenha lido. De muito bom gosto e com aquela sensibilidade que apenas a idade permite adquirir; uma sensibilidade que não compromete a frontalidade sem rodeios do autor. Embora o comentário politico se possa considerar o eixo central deste blog, as deambulações pessoais do autor sobre as suas paixões, as suas lembranças e as suas agruras, bem como as suas incursões de fim de semana na chalaça, permitem um entendimento mais completo e humano do comentário político que aqui se deixa rastro. Eu que não sou de Peniche e não voto em Peniche dei por mim a defender de forma vigorosa, perante eleitores de Peniche, o candidato Bertino e não pude deixar de me contentar com a vitória deste. E isso deveria ser suficiente para que o blog continuasse.