quarta-feira, fevereiro 14, 2018


4ª FEIRA DE CINZAS

Dia dos namorados. Seria dia de anos do meu irmão se ele fosse vivo. Dia de anos do António Maria cigano. Faz hoje 77 anos que se abateu sobre Peniche um tremendo ciclone. Este ano confundem-se em 14 de Fevereiro várias efemérides relacionadas com Peniche algumas mais genéricas outras de carácter mais particular ligado à minha família.

O meu irmão só o é porque os genes de um e outro são comuns. Não fui criado com ele. Ele teve acesso a possibilidades de crescimento pessoal completamente diversas das minhas. Poucas pessoas nos conheceram a um e ao outro de forma específica. Éramos completamente diferentes.
 eu e o meu irmão no quintal da minha avó Guilhermina. O pombal do meu pai ao fundo
A educação que recebemos não tinha nada a ver uma com a outra. Eu vivi sempre com os meus pais. O meu irmão com a minha avó paterna que era a matriarca da família. Só nos aproximámos um pouco mais quando ela morreu e ele teve de voltar para casa dos meus pais. Mas como estava a estudar fora e depois foi para a academia militar, a nossa relação era pontual. Eu adorava o meu pai, o meu irmão temia-o mais que a tudo na vida. O meu irmão era idolatrado pela minha mãe que tentava compensar o tempo em que ele esteve afastado de si.

O meu irmão nunca se sentiu livre para fazer o que queria, mas sempre se sentiu confortável com a sua vida. Foi um dos grandes beneficiários do 25 de Abril embora nunca tenha contribuído para que ele acontecesse. Ele que era capitão à altura, soube que tinha havido uma sublevação militar exactamente no mesmo momento que eu. Mas adaptou-se muito bem.

Já lá vão 12 anos que ele desapareceu. Lamento muito ele não ter conhecido as netas.     

Sem comentários: