quarta-feira, fevereiro 21, 2018


A LOUCURA DOS VENCIDOS
Eu que sou um leitor compulsivo de jornais não dispenso a leitura do periódico regionalista cá do burgo. Desde logo pelo obituário, elemento fundamental para conhecer os movimentos de pessoas no Concelho.
Depois dá para saber de forma evidente os períodos pré-eleitorais, eleitorais e pós eleitorais. Na 1ª destas fases, algumas pessoas entendem que umas quantas linhas ao correr da pena sobre o desenvolvimento de Peniche irão ser matéria suficiente para acreditarmos na bondade dos seus propósitos. Na 2ª fase, para além de nos continuarem a martelar os olhos e o cérebro com essa ideia sugerem que eles serão os protagonistas dessa mudança. Na 3ª fase e conhecidos os resultados eleitorais, alguns dos que foram preteridos despejam a bílis em artigos de opinião onde “tentam” vilipendiar os que tiveram a aceitação da população e deixar farpas à sua governança.
Depois vem o tempo de acalmia. Curioso é quando alguém consegue reunir as 3 fases do engulho.
Tudo isto a propósito de um artigo de opinião sobre um certame de “Rendas de Bilros” que o Sr. Presidente da Junta de Freguesia da Serra d´ El-Rei pretende levar a efeito naquela povoação.
O artigo é assinado pelo Sr. Dr. Júlio Coelho (Professor Universitário na ESTM que temos), e tem 2 objectivos claros:
- O primeiro é o intuito de não permitir que em mais algum lugar que não seja esta Cidade sede de Concelho se possam celebrar as Rendas de Bilros de Peniche.
A minha discórdia sobre esta opinião é total. Quando fui Presidente da Comissão Instaladora da Escola 2.3 de Atouguia da Baleia promoveu-se a aprendizagem das Rendas de Bilros com o apoio do Ministério da Educação e da PEIPEN. Não veio daí mal nenhum ao mundo nem ao Concelho de Peniche. As senhoras da Atouguia da Baleia promovem uma espécie de clube de Rendas de Bilros na Associação Filarmónica da Atouguia da Baleia e o edifício sede da Associação ainda não ruiu.
Compreendo que o Presidente da Junta da Serra com todo o know-how adquirido em 12 anos de realização de eventos deste tipo não tenha perdido a vontade de continuar a rendilhar. Se é um assunto prioritário para a Serra d’ El-Rei ou não, é um assunto que só aos eleitores da Serra diz respeito. Se esta Freguesia pode dispensar financiamento para um e vento desta magnitude em detrimento das suas próprias idiossincrasias, também é um assunto que pertence àquela população. Eu cá também estou a pensar organizar uma exposição de cenouras na Rua Joaquim António de Aguiar e não vou pedir à CMP apoio nem quero que isso pareça mal à Freguesia de Ferrel.
Mas onde o emérito professor Universitário mostra verdadeiramente ao que vem é quando pretende atirar culpas para esta atividade para um arguido indefinido ao afirmar que não sabe onde estão os defensores dos interesses das comunidades eleitos para o efeito. É aqui que o investigador (?) da ESTM mostra de facto ao que vem. Ele sabe que ninguém pode impedir o Sr. Presidente da Serra de fazer ao exposições que desejar, desde que as pague e assuma a sua concretização. E mau seria que alguém o pudesse impedir. A preocupação de agora do Sr. Dr. Júlio Coelho pelas Rendas de Bilros de Peniche parece-me um pouco tardia e muito focalizado mais em denegrir que em procurar soluções para o recrudescimento das Rendas de Bilros. Já que é investigador de uma Universidade bem podia criativamente estudar o problema e tecer as malhas de empreendorismo que pudessem reabilitar este património e torna-lo atarctico para os nossos jovens e empresários. Mas isso dá muito trabalho e os resultados são pouco visíveis no imediato.   

Sem comentários: