segunda-feira, fevereiro 05, 2018



A CLASSIFICAÇÃO (RANKING) DAS ESCOLAS DO CONCELHO DE PENICHE



Não sou propriamente um adepto de classificações de escolas em função de regras pré-defenidas. Isto porque sempre entendi que o que vale em determinadas regiões pode não ser válido noutras. E às vezes dentro de uma mesma região.

Quem trabalhou comigo em escolas sabe que nunca tive grandes preocupações com classificações. Fugi sempre aos quadros de honra. Até porque sendo os alunos nas várias disciplinas avaliados por professores com escolas diversificadas, logo aí, se desenvolvem valorações diversas o que mesmo dentro de uma escola existam turmas com classificações diversas.

Acredito e acreditarei sempre até morrer que, mais importante que uma escola com grandes classificações seguindo os critérios do Ministério da Educação, são necessárias escolas de qualidade com critérios que conduzam à formação de crianças e jovens com elevado sentido cívico, solidários e com sentido de comunidade.

O ME preocupa-se com jovens massificados em que a sua formação corresponda ao investimento que faz. Que correspondam no final aos parâmetros de productividade que os torne bens úteis.

Eu acredito em Projectos Educativos que respondam às necessidades dos seus pais e da comunidade em que se insere a Escola e a criança. Eu acredito em PE que apontem para crianças e jovens analíticos e críticos, seja qual for o grau do seu desenvolvimento social, cognitivo e intelectual.

Posta esta introdução (que já vai longa) que serve como justificativo ao que penso sobre este assunto, refiro aqui a posição relativa das Escolas do Concelho de Peniche na classificação atribuída pelo Ministério da Educação de acordo com os seus critérios próprios:

 

ESCOLA SECUNDÁRIA DE PENICHE - nº 357 (em 546 avaliadas)

ESCOLAS BÁSICAS (1204 avaliadas)

  552                 - Escola EB,2.3 de Atouguia da Baleia

  859                 - EBI de Peniche

1028                 - Escola EB, 2.3 D. Luiz de Ataíde de Peniche

Sem comentários: