terça-feira, maio 27, 2008

A GRANDE FRAUDE
O nosso tamanho intelectual está na ordem directa das fraudes que cometemos. Uma das mais comuns ultimamente é o utilizar trabalhos alheios sem citar a autoria da obra.
Isto tem vindo a acontecer cada vez mais e com a divulgação da NET tornou-se o “pão-nosso de cada dia”.
É comum receber indicações sobre materiais publicados aqui e ali e quando os vou conhecer verifico que a sua autoria não é dessa pessoa e que de forma desonesta não cita quem é o autor, e de onde o retirou.
Também já tenho encontrado em jornais essa fraude consumada. E até já vi livros em que de uma ponta a outra citam factos sem nunca referirem onde os foram buscar.
Dir-me-ão que este tipo de desonestidade é um mais um sinal dos tempos. Provavelmente.
Aprendem a copiar na escola. Mentem para arranjar emprego. Encostam-se ao trabalho dos outros. E quando precisam (ou querem) dar mostras de alguma capacidade, como não a têm, vai de copiar o que os outros com criatividade e trabalho fizeram.
É ver licenciados a apresentarem trabalhos de fim de curso com “copy past” de autores que se sacam da Internet. É ver gente a oferecer-se para vender trabalhos a quem precisar. É ver futuros professores que fizeram a sua formação com trabalhos dos colegas e que depois são autênticas “feras” nas suas exigências aos seus alunos.
Já me aconteceu encontrar páginas de escritos meus copiados na íntegra sem qualquer pudor, e apresentados publicamente como se a sua autoria fosse do “copiador”.
E nem a descoberta destas desonestidades faz com que os “trafulhas” arrepiem caminho. Anónimos e falsários tornou-se moda. Denunciá-los é preciso.

1 comentário:

Manuel Leonardo disse...

E porque nao comecar a denuncia-los ja'.
Com os cumprimentos do Manuel Joaquim Leonardo
Vancouver Canada
P.S.
E porque nao ?

Salvem Peniche Reparem a E.T.A.R.
e sereis Salvos