quinta-feira, setembro 25, 2008

O SEU A SEU DONO
Transcrevo uma notícia sobre Turismo, difundida pela LUSA/VISÃO e que é reveladora de certos meandros políticos a que os comuns mortais não têm acesso. A gente vê o que eles dizem e escrevem, nos jornais locais e nos lugares públicos que ocupam, mas nunca revelam tudo quanto sabem. Escondem para nos "aldrabar". Eles falam, falam, falam...
Na notícia que é transcrita na integra os sublinhados são da minha autoria.

"2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
Turismo de Portugal e Grupo Pestana apostam em três novas Pousadas e internacionalização
2008-09-24 11:05:01
Lisboa, 24 Set (LUSA) - O Turismo de Portugal e o Grupo Pestana assinam quinta-feira um aditamento ao contrato de exploração da Enatur com vista à construção de três novas Pousadas de Portugal e à internacionalização da marca.
Segundo adiantou Luís Patrão, presidente do Turismo de Portugal, à Agência Lusa, cada uma das três novas pousadas a construir em território nacional deve custar entre 10 a 15 milhões de euros.
As pousadas estão projectadas para o Convento de Santa Clara, em Vila do Conde, a Fortaleza de Peniche e o antigo Sanatório da Serra da Estrela, na Covilhã.
"Cinco anos passados sobre o contrato de exploração da Enatur constata-se que algumas normas merecem ser reponderadas", referiu.
O primeiro dos dois pontos a subscrever na quinta-feira vai agilizar a expansão das Pousadas de Portugal para fora do país, simplificando as condições de utilização da marca, e "fixar metas" para esse crescimento, sublinhou Luís Patrão - remetendo detalhes para a cerimónia.
"Queremos estimular a utilização da marca no exterior", realça o presidente do Turismo de Portugal. Actualmente, o Pestana Convento do Carmo Hotel é a única unidade do mapa das Pousadas de Portugal que está fora do país.
"O governo quer que haja internacionalização das marcas portuguesas, nomeadamente das mais importantes, como é este o caso", nomeadamente nos locais onde haja "o traço e herança da cultura portuguesa".
No segundo ponto do aditamento ao contrato, o Turismo de Portugal e o Grupo Pestana "subscrevem o interesse em candidatar ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) a construção de três novas pousadas em território nacional", explicou.
Os empreendimentos em Vila do Conde, Peniche e Covilhã "já estavam previstos no contrato inicial de exploração e beneficiariam de financiamento do terceiro Quadro Comunitário de Apoio".
"Por acção do governo à época [PSD/CDS-PP], já depois da celebração do contratos, essas verbas foram destinadas a outros fins e deixaram os projectos sem possibilidade de execução", referiu Luís Patrão.
"Agora que entrou em vigor o QREN temos condições para voltar a esse assunto", destacou.
Apesar dos três investimentos ainda estarem sujeitos a candidaturas (aos programas operacionais das respectivas regiões), "a expectativa é de que haja financiamento".
"Já tivemos contactos preparatórios e temos trabalhado nesse sentido", revela Luís Patrão, que espera que as novas pousadas sejam uma realidade dentro dos seis anos de vigência do QREN (até 2013). "Espero que nem seja preciso esperar tanto", acrescenta.
O aditamento ao contrato de exploração da Enatur vai ser assinado em cerimónia marcada para quinta-feira às 15:30 nas instalações do Ministério da Economia, na Rua da Horta Seca, em Lisboa.
As Pousadas de Portugal passaram a ser exploradas pelo grupo Pestana Pousadas em Setembro de 2003, na sequência da privatização da Enatur, onde o grupo passou a ter 49 por cento do capital.
O Estado Português, através da Direcção Geral do Tesouro e do Turismo de Portugal, detém os restantes 51 por cento da Enatur.
LFO
Lusa/fim"

Sem comentários: